Conselheiro de segurança dos EUA se encontra com Lula, em Brasília

Jake Sullivan vai se encontrar com militar de confiança de Bolsonaro e com o presidente eleito
Por: Brado Jornal 05.dez.2022 às 14h44
Conselheiro de segurança dos EUA se encontra com Lula, em Brasília
Divulgação

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, que atua na equipe do presidente norte-americano, Joe Biden, está no Brasil nesta segunda-feira, 5, para uma reunião com um membro do atual governo — o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, que é almirante da Marinha e um dos auxiliares de confiança do presidente de Jair Bolsonaro (PL).

Em seguida, Sullivan também se reunirá com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro será no hotel em que Lula está hospedado, em Brasília, às 14h30.

Em nota, o governo norte-americano informou que “Sullivan discutirá como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo mudanças climáticas, segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia e a gestão da migração regional”.

Ainda de acordo com o texto, as “reuniões darão seguimento ao telefonema do presidente Biden ao presidente eleito, Lula, em outubro de 2022, no qual o presidente se comprometeu a manter abertos os canais de comunicação entre os dois países durante a transição”.

Sullivan veio ao Brasil em agosto de 2021, quando se encontrou com Bolsonaro e membros de seu governo, como o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o vice-presidente Hamilton Mourão. Na ocasião, as autoridades debateram o apoio à democracia e temas relacionados ao meio ambiente.

Agora, as equipes de Lula e Biden apostam em uma relação mais próxima do que a mantida atualmente com a Casa Branca por Bolsonaro, apoiador do ex-presidente republicano Donald Trump. Há expectativa de atuação conjunta, em especial, na agenda de preservação da Amazônia e combate às mudanças climáticas. A invasão da Ucrânia pela Rússia também poderá entrar na discussão.

Lula e sua equipe também discutem com os norte-americanos uma data, ainda em dezembro, para um encontro com Biden nos EUA. Lula declarou que pretende viajar após a diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para o próximo dia 12.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Diplomacia brasileira entrega proposta a Rubio para remover tarifa de 40% dos EUA
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o documento foi enviado oficialmente em 4 de novembro, logo após o contato entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (republicano) na Malásia
Correios em crise gastam R$19,5 milhões com contratos para a COP30 sob gestão Lula
Estatal à beira da falência assina acordos milionários para logística da conferência climática em Belém
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Moraes prorroga prazo para governador do Rio fornecer dados da operação Contenção
Autoridade judicial concede extensão até dia 17 para análise de documentos periciais e registros da ação mais mortal do país
Haddad critica falta de expertise de Derrite em combate ao crime organizado e questiona urgência na aprovação do projeto Antifacção
Ministro da Fazenda aponta exclusão de Receita Federal e PF das discussões e defende maior integração entre órgãos
Chanceler brasileiro solicita análise de proposta americana para revogar tarifas elevadas
Diálogo breve em cúpula do G7 reacende apelos do Brasil por exame do plano apresentado em 4 de novembro
Carregando..