Bia Kicis: baderna em Brasília não se enquadra como terrorismo

Segundo a parlamentar, a Lei de Terrorismo exclui manifestações, mesmo que resultem em violência
Por: Brado Jornal 11.jan.2023 às 18h23
Bia Kicis: baderna em Brasília não se enquadra como terrorismo
Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) defendeu nesta quarta-feira, 11, que as mais de mil pessoas presas por causa da depredação a prédios públicos em Brasília não sejam enquadradas no crime de terrorismo. “Por maiores que tenham sido o vandalismo e os estragos causados a bens públicos e históricos, temos que aplicar a lei vigente no país”, disse.

O argumento da parlamentar é que a Lei Antiterrorismo, de 2016, diz que conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais dentre outros não se aplica a definição de atos terroristas.

“§ 2º O disposto neste artigo não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios, visando a contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, sem prejuízo da tipificação penal contida em lei”.

Na época, esse ponto da lei foi uma exigência dos partidos de esquerda, para blindar movimentos como o MST.

“A lei foi feita dessa forma para safar o MST e outros grupos violentos ligados à esquerda, que sempre invadiram, depredaram e tocaram o terror”, disse Bia. “Se a vontade política mudou e agora querem que tais atos sejam tipificados como terrorismo, cabe ao Congresso mudar a lei, que tem que valer para todos.”

“Ou, se preferirem, a lei tem que ser para todas, todos e todes! Mas não pode ser aplicada a favor dos amigos do PT e pisoteada, reinventada e mal interpretada para punir quem não for da sua patota.”




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeitura de Salvador entrega escola reformada e anuncia 28 novas construções em 2026
Bruno Reis participa de inauguração no Lobato e destaca foco em alfabetização, inclusão e medidas de equidade para o ano letivo; reajuste salarial e bolsa frequência também foram aprovados.
Vorcaro teria sugerido contratar site DCM para atacar rivais e proteger Banco Master
Mensagens extraídas de celular apreendido pela PF indicam orientação para pagamentos mensais ao veículo de esquerda visando barrar críticas e direcionar ataques a adversários; DCM nega irregularidades e afirma independência jornalística.
Ministro do STF acaba com aposentadoria compulsória como punição a juízes
Flávio Dino decide que penalidade que mantém salário integral não tem mais base constitucional após Reforma da Previdência de 2019; infrações graves agora devem levar à perda do cargo.
Flávio Bolsonaro repreende militantes em transmissão ao vivo no X
Pré-candidato à Presidência desautoriza ataques a aliados e defende união na "direita" durante Space
Renan Santos propõe regime domiciliar para Bolsonaro por razões humanitárias
Líder do MBL sugere transferência do ex-presidente para regime domiciliar em vídeo publicado nas redes; argumento é humanitário, baseado nas sequelas do atentado de 2018
Lula manifesta desconforto com Alexandre de Moraes em diálogos reservados no Planalto
Presidente avalia que controvérsias do ministro respingam no governo e teme associação pública; revelação é de Lauro Jardim no O Globo
Carregando..