Jean Paul Prates assume presidência interina da Petrobras

Em abril, assembleia geral aprova seu nome para mandato de dois anos
Por: Rebeca Costa 26.jan.2023 às 14h55
Jean Paul Prates assume presidência interina da Petrobras
Foto: Divulgação

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou hoje (26), por unanimidade, o nome de Jean Paul Prates como conselheiro da empresa até a próxima assembleia geral de acionistas e o elegeu presidente da companhia, com mandato até 13 de abril deste ano, mesmo prazo dos demais integrantes da diretoria executiva.

Prates, que assume a presidência interina da Petrobras devido à renúncia de seu antecessor, Caio Paes de Andrade, indicado por Jair Bolsonaro, foi indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse como presidente e conselheiro de Administração nesta quinta-feira. Ele deverá ser efetivado no cargo pela assembleia geral de acionistas que se reunirá até o mês de abril, aprovando também a eleição dos conselheiros.

Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, os diretores da empresa foram eleitos pelo Conselho de Administração em abril de 2021, para um período de dois anos. Toda a diretoria, incluindo o presidente, termina o mandato na mesma data, o que explica porque o mandato de Prates também se encerrará em abril, quando ele deverá ser efetivado na presidência da empresa pela assembleia de acionistas. Cabe ao Conselho de Administração aprovar a eleição e a renovação da diretoria.


Formação

Jean Paul Terra Prates tem 54 anos, é advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em economia e gestão de petróleo, gás e motores pelo Instituto Francês do Petróleo e mestre em política energética e gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia.

Foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional S.A. (Braspetro), editor da revista Oil & Gas Journal Latinoamericana e diretor executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda., maior consultoria de petróleo nacional durante os anos 1990 e 2000, quando coordenou projetos de diversas empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais, entidades sindicais e setoriais, e assessorou governos, agências reguladoras e parlamentares em todas as áreas do setor energético.

Como secretário de Energia do Rio Grande do Norte, Prates levou o estado à autossuficiência energética e à liderança nacional em geração eólica, além de ter consolidado uma refinaria e usinas termelétricas a gás e biomassa naquele estado e construído bases para os projetos de energia solar e eólica offshore (no mar).



Fonte: Alana Granda



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado dos Estados Unidos endossa resolução contra sobretaxas ao Brasil
Um gesto simbólico em meio à escalada de tensões comerciais, mas sem impacto imediato
Governadores opositores exigem aprovação de lei que define PCC e CV como terroristas
Reunião virtual precede viagem ao Rio para encontro com Cláudio Castro
Moraes determina início da pena de Mauro Cid por tentativa de golpe
A medida permite remover a tornozeleira eletrônica após audiência admonitória agendada para 3 de novembro, às 14h, na própria corte
Câmara e Hugo Motta silenciam sobre bloqueio a sessões remotas de Eduardo Bolsonaro
Residente nos Estados Unidos desde março, o parlamentar alega impossibilidade de registrar presença e votos pelo aplicativo oficial
Trump Retoma Testes Nucleares nos EUA Após 33 Anos de Pausa
Moscou Ameaça Retaliar com Testes Próprios em Resposta à Decisão Americana
Lula sanciona PL de Sergio Moro que pune planejamento de ataques a autoridades e obstrução ao combate ao crime organizado
A publicação no Diário Oficial da União ocorreu dois dias após a operação policial mais mortal da história do Brasil, contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que resultou em mais de cem mortes.
Carregando..