Padilha: governo Lula vai criar conselho permanente

Após reunião do presidente com governadores, ministro detalhou iniciativa para discussão de temas entre prefeituras, governos estaduais e Planalto
Por: Brado Jornal 27.jan.2023 às 16h30
Padilha: governo Lula vai criar conselho permanente
Política: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Em coletiva de imprensa há pouco, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, detalhou como foi a reunião de Lula com governadores. Como mostramos, representantes dos 27 estados publicaram um carta onde firmaram um pacto pela democracia e se comprometeram a criar um “Conselho da Federação”.

Segundo Padilha, o conselho será permanente e terá a missão de tratar de agendas comuns dos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

“Será instalado conselho permanente da federação como instrumento único e inovador para discutir agendas comuns, para construir conjunto de ações, como de combate à fome, desafios do acesso à saúde, recuperação de aprendizagem, de estruturas de proteção ambiental, e ambiente econômico seguro, com previsibilidade para quem quiser investir no País, e conduzir reposicionamento do País no mundo”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com o ministro, conselho será composto da seguinte forma: o Planalto será representado por Lula, Geraldo Alckmin e pelo próprio Padilha; seis participantes representarão os governadores e seis participantes representarão as entidades nacionais de municípios: a Frente Nacional de Prefeitos, a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira de Municípios.

Além disso, foi definido que os governos estaduais e demais consórcios regionais terão que apresentar seus projetos prioritários de obras estruturantes entre os dias 3 e 10 de fevereiro. A partir do dia 13, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, deverá participar de reuniões com cada governador. A ideia do Planalto é fechar as propostas até o fim de fevereiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro do STF acaba com aposentadoria compulsória como punição a juízes
Flávio Dino decide que penalidade que mantém salário integral não tem mais base constitucional após Reforma da Previdência de 2019; infrações graves agora devem levar à perda do cargo.
Prefeito Bruno Reis anuncia chapa forte da oposição para derrotar o PT na Bahia
Bruno Reis destaca união em torno de ACM Neto e afirma que semana será decisiva para anúncio de candidatos capazes de promover mudança no estado.
Ex-presidente Bolsonaro é transferido para cuidados intermediários após melhora clínica
Jair Bolsonaro, de 70 anos, apresenta recuperação da função renal e redução parcial de marcadores inflamatórios; segue internado no Hospital DF Star sem previsão de alta da unidade intensiva.
Prefeitura de Salvador entrega escola reformada e anuncia 28 novas construções em 2026
Bruno Reis participa de inauguração no Lobato e destaca foco em alfabetização, inclusão e medidas de equidade para o ano letivo; reajuste salarial e bolsa frequência também foram aprovados.
Vorcaro teria sugerido contratar site DCM para atacar rivais e proteger Banco Master
Mensagens extraídas de celular apreendido pela PF indicam orientação para pagamentos mensais ao veículo de esquerda visando barrar críticas e direcionar ataques a adversários; DCM nega irregularidades e afirma independência jornalística.
Encontro de Vorcaro, Moraes, Motta e Ciro é revelado em mensagens da PF
Banqueiro relatou reunião conjunta com ministro do STF, presidente da Câmara e senador em conversa interceptada pela polícia
Carregando..