STF pode ‘anular’ eleição de deputados

Mandato de sete parlamentares está em jogo
Por: Brado Jornal 27.jan.2023 às 16h33
STF pode ‘anular’ eleição de deputados
Divulgação/O Antagonista

Sete deputados federais eleitos correm o risco de perder o mandato antes mesmo de assumi-lo, em 1° de fevereiro. Isso porque há ações no Supremo Tribunal Federal (STF) que interpelam a eleição desses parlamentares. Os processos são de autoria dos partidos Podemos, PSB e Rede Sustentabilidade.

As siglas põem em xeque a constitucionalidade de mudança aprovada no Código Eleitoral pelo Congresso Nacional em 2021, tornando mais rígida a distribuição das chamadas “sobras”. Em linhas gerais, são vagas restantes nas eleições proporcionais, após a definição dos nomes e partidos mais votados.

Segundo a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, metade da bancada eleita pelo Amapá pode mudar, se a Corte julgar procedentes as ações, com impacto também nas bancadas de Tocantins, Rondônia e Distrito Federal.

Segundo noticiou jornal O Estado de S. Paulo, nesta sexta-feira, 27, o STF pode anular a eleição dos seguintes parlamentares:


  1. Sílvia Waiãpi (PL-AP);
  2. Sonize Barbosa (PL-AP);
  3. Professora Goreth (PDT-AP);
  4. Dr. Pupio (MDB-AP);
  5. Lazaro Botelho (PP-TO);
  6. Lebrão (União Brasil-RO);
  7. Gilvan Máximo (Republicanos-DF).


Como a norma interpelada vale para todas as eleições proporcionais, a composição dos legislativos estaduais definida em outubro passado também pode mudar.

“Essa é uma tentativa discriminatória de depor uma deputada eleita e diplomada”, disse Sílvia Waiãpi, em entrevista ao Estadão.

A primeira das ações, entretanto, da Rede, foi protocolada em agosto, antes das eleições. A segunda, de Podemos e PSB, é posterior à eleição dos deputados federais e estaduais, mas não cita ninguém nominalmente.

No sistema proporcional, os eleitos são escolhidos a partir dos votos atribuídos não apenas a cada candidato, mas também aos partidos. A definição dos eleitos se dá com o cálculo, nessa ordem, do quociente eleitoral, do quociente partidário e das “sobras” dessa conta, agora alvo de contestação no STF.

O quociente eleitoral é a divisão do total de votos válidos pelo número de cadeiras em disputa (na Câmara são 513), desprezando frações iguais ou menores que 0,5. Já o quociente partidário é a divisão dos votos válidos atribuídos à legenda e aos candidatos de uma mesma sigla pelo resultado do quociente eleitoral, desprezadas as frações.

A lei contestada no STF determina que apenas partidos e candidatos que alcançaram um porcentual mínimo do quociente eleitoral podem disputar as vagas que sobram por causa dessas frações e do processo completo de cálculo, que considera ainda a cláusula de barreira, válida desde 2015. Essa cláusula determina que, para ser eleito, um candidato tem de obter o mínimo de 10% do quociente eleitoral.



Fonte: Crystian Costa/Revista Oeste 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula insiste que Bolsonaro não tem direito a carros blindados
O decreto que regulamenta a lei citada pela Casa Civil prevê que os ex-ocupantes da presidência têm direito a serviços de quatro servidores
Sem o parecer da PGR, Moraes arquiva pedidos para investigar Lula por declaração sobre Sergio Moro
Ministro determinou 'arquivamento imediato' das notícias-crime de Rogério Marinho e Nikolas Ferreira
Já tava ruim, agora vai piorar: Lula diz ser torcedor do Vitória; veja vídeo
A declaração foi durante a cerimônia de apresentação da taça da Copa do Mundo Feminina
A caminho da China, governador da Bahia visita Lisboa e se reúne com embaixador do Brasil em Portugal
Em viagem oficial, Jerônimo Rodrigues cumprirá agenda na China. Durante o período, o vice-governador Geraldo Júnior comandará o estado.
Diego Castro é recordista de Projetos de Lei na Assembleia
O parlamentar também apresentou outras proposições oficiais - além dos Projetos de Lei - totalizando 21.
Câmeras na PM: Secretário da SSP discute tema com Capitão Alden
Deputado esteve reunido com Marcelo Werner nesta sexta-feira
Carregando..