"Em favor da vida e contra o aborto", Leandro de Jesus apresenta projeto que institui o Estatuto Estadual do Nascituro

Por: Brado Jornal 07.fev.2023 às 17h12

Tendo como uma das suas principais bandeira a defesa da vida, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou à Assembleia Legislativa Bahia (Alba) o projeto de Lei 24.717/2023, que dispõe sobre a instituição do Estatuto Estadual do Nascituro e a proteção integral do nascituro pelo Poder Público Estadual. 

De acordo com o parlamentar, que se posiciona contra o aborto, o presente projeto tem como base as normas previstas na Constituição Federal, na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e no Código Civil, que protegem os direitos do nascituro desde a concepção, haja vista o princípio da dignidade da pessoa humana.

Leandro, na proposição, ainda pede que sejam comunicado pelo Estado às autoridades competentes os indícios de realização de aborto voluntário. Em caso de descumprimento, o projeto de Lei prevê penalidades  previstas  no  art.  187,  da  Lei  6.677/94  do  Estado  da  Bahia. 

"Nossa proposta visa proteger a vida, a família e a infância. Infelizmente, vivemos tempos sombrios onde a vida, ainda em gestação, é colocada em xeque. Inclusive, acreditamos que o nascituro concebido em ato de violência sexual goza dos mesmos direitos de que gozam todos os nascituros. O que precisamos fazer é destinar uma atenção médica e psicológica às gestantes vítimas de violência sexual, mas a vida deve ser protegida", disse o parlamentar. 

A proposição prevê que os médicos deverão  realizar  o  diagnóstico  pré-natal orientando  as  gestantes  a  salvaguarda do desenvolvimento, a saúde e a integridade do nascituro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Carla Zambelli reconhece risco de extradição e critica sistema prisional brasileiro
Outro argumento é a “crise humanitária crônica” no sistema prisional brasileiro, descrito como superlotado, violento e insalubre, com violações de direitos humanos
Nikolas alega coerência ao apoiar veto de Lula em projeto de energia eólica
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou, em seu perfil no X, que votou a favor do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Projeto de Lei 576/2021, que regula a geração de energia eólica offshore
Tribunal dos EUA cita Moraes por suposta censura, a pedido de Trump Media e Rumble
As empresas alegam que as decisões de Moraes configuram “tentativas de censura” e que a legislação dos EUA protege indivíduos em solo americano, incluindo dissidentes, contra ordens de juízes estrangeiros
Quadrilhas de abigeato aterrorizam fazendeiros no Recôncavo baiano
No Recôncavo baiano, quadrilhas especializadas em furto de gado têm espalhado medo entre produtores rurais
Lula tenta reconquistar Nordeste com vídeo junino em meio a baixa popularidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nesta quinta-feira (19.jun.2025), um vídeo promocional no X voltado ao Nordeste, usando uma versão da música “Festa Junina”, de Dominguinhos, com o refrão adaptado: “Olha o Nordeste é muito bom, o Nordeste é bom demais”
Geraldo Jr. descarta plano B e foca na reeleição como vice
Com a declaração, Geraldo Jr. busca consolidar seu espaço no cenário político baiano, apostando na unidade do grupo governista para assegurar a continuidade no cargo
Carregando..