Moraes manda PGR se manifestar sobre pedido de liberdade de Torres

Defesa alega que o ex-secretário de Segurança do DF não se omitiu diante dos atos de vandalismo em Brasília
Por: Brado Jornal 08.fev.2023 às 06h12
Moraes manda PGR se manifestar sobre pedido de liberdade de Torres
Moraes determinou a prisão de Torres em 14 de janeiro | Foto: Carlos Moura/SCO /STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou, nesta terça-feira, 7, o pedido de revogação da prisão preventiva do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Agora, a manifestação depende da aprovação da Procuradoria-Geral da República (PGR).


Os advogados entraram com o pedido de liberdade na segunda-feira 6, tendo como base o relatório do ex-interventor federal Ricardo Cappelli. A partir disso, a defesa alega que, no decorrer das investigações, ficou comprovado que não houve suposta omissão por parte do ex-ministro.


“O PAI [Protocolo de Ações Integradas] demonstra que, mesmo na curtíssima passagem de quatro dias de Anderson Torres pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, todos os cuidados foram antecipados, com tarefas distribuídas, relações estabelecidas entre os participantes e tudo mais conforme os PAIs anteriores”, justificam Demóstenes Torres e Rodrigo Roca, responsáveis pela defesa de Torres. “Tomem–se, como exemplo, os gradis, os tão discutidos gradis. Na reunião em que se formulou o protocolo de ações integradas, ficaram definidas as tarefas de cada órgão para espalhar gradis nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023.”

A defesa alega também que a liberdade de Torres não representa “nenhum risco à persecução penal”, por não apresentar indício de autoria do crime. Os advogados sustentam que o ex-ministro havia sido exonerado do cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal — o que o impossibilitaria de interferir nas investigações.

A prisão

O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão de Torres em 14 de janeiro. A decisão foi tomada a pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, que pediu sua detenção em flagrante e de outros agentes públicos que supostamente participaram da organização do esquema de segurança na Praça dos Três Poderes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Carregando..