Lula começa a entregar casas concluídas no governo de Bolsonaro

Governo vai relançar Minha Casa, Minha Vida na semana que vem, com entrega de unidades habitacionais terminadas na gestão passada
Por: Brado Jornal 09.fev.2023 às 17h27 - Atualizado: 09.fev.2023 às 17h27
Lula começa a entregar casas concluídas no governo de Bolsonaro
Foto: Ubirajara Machado/MDS / Agência Senado

Em cerimônia de entrega de casas na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai relançar na próxima terça-feira 14 o Programa Minha casa, Minha Vida (MCMV), em substituição ao programa Casa Verde e Amarela, do governo de Jair Bolsonaro (PL).

A cerimônia será na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, onde Lula entregará 500 apartamentos cujas obras foram contratadas ainda no governo de Dilma Rousseff (PT) e concluídas na gestão de Bolsonaro.

Segundo o Palácio do Planalto, na mesma data, haverá entregas de unidades habitacionais simultaneamente em vários Estados — todas concluídas na gestão do antecessor. Apenas alguns detalhes teriam sido finalizados nos últimos 40 dias, segundo o Ministério das Cidades.

Cerca de 6 mil unidades habitacionais — casas e apartamentos — devem ser entregues em fevereiro. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que 120 mil unidades do Casa Verde e Amarela da faixa 1, destinadas à população mais carente, estão aptas para serem entregues ao longo de 2023 e que 80% devem ser entregues no primeiro semestre.

Além do nome do programa habitacional, que voltará a se chamar Minha Casa, Minha Vida, como foi batizado em 2009 e mantido até o governo de Bolsonaro, Lula também deve anunciar mudanças no projeto.

Desde 2017, o MCMV construía unidades com tamanho entre 36 e 39 metros quadrados, incluindo dois quartos. Agora, o governo poderia permitir metragens menores, considerando o tamanho da família, construir varanda, e equipar as unidades com aquecimento solar da água, com exceção dos Estados onde a água quente não é necessária. A reformulação do programa deve ser feita por Medida Provisória, que seria assinada por Lula na terça-feira.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeito Bruno Reis anuncia chapa forte da oposição para derrotar o PT na Bahia
Bruno Reis destaca união em torno de ACM Neto e afirma que semana será decisiva para anúncio de candidatos capazes de promover mudança no estado.
Ex-presidente Bolsonaro é transferido para cuidados intermediários após melhora clínica
Jair Bolsonaro, de 70 anos, apresenta recuperação da função renal e redução parcial de marcadores inflamatórios; segue internado no Hospital DF Star sem previsão de alta da unidade intensiva.
Prefeitura de Salvador entrega escola reformada e anuncia 28 novas construções em 2026
Bruno Reis participa de inauguração no Lobato e destaca foco em alfabetização, inclusão e medidas de equidade para o ano letivo; reajuste salarial e bolsa frequência também foram aprovados.
Lula manifesta desconforto com Alexandre de Moraes em diálogos reservados no Planalto
Presidente avalia que controvérsias do ministro respingam no governo e teme associação pública; revelação é de Lauro Jardim no O Globo
Encontro de Vorcaro, Moraes, Motta e Ciro é revelado em mensagens da PF
Banqueiro relatou reunião conjunta com ministro do STF, presidente da Câmara e senador em conversa interceptada pela polícia
Renan Santos propõe regime domiciliar para Bolsonaro por razões humanitárias
Líder do MBL sugere transferência do ex-presidente para regime domiciliar em vídeo publicado nas redes; argumento é humanitário, baseado nas sequelas do atentado de 2018
Carregando..