Brasil e Croácia discutem relações bilaterais

Encontro foi realizado em Zagreb
Por: Brado Jornal 14.fev.2023 às 14h37
Brasil e Croácia discutem relações bilaterais
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi recebido hoje (14), em Zagreb, pelo primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković. Segundo nota do Itamaraty, no encontro, que durou cerca de 40 minutos, foram abordados entre outros temas, as relações bilaterais, com possibilidades de ampliar os fluxos do comércio.

Os dois trataram do processo de acessão dos dois países à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Tanto o Brasil quanto a Croácia participam no momento do processo para se tornarem membros da organização.

“Andrej Plenković, que é diplomata de carreira, felicitou o ministro Mauro Vieira por sua recente assunção ao cargo. Recebeu, com grande interesse, convite do Ministro das Relações Exteriores para visitar o Brasil proximamente. Reiterou, ainda, condenação aos atos de violência golpista no Brasil”, disse em nota o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Além do encontro com o primeiro-ministro, Vieira também participou de uma reunião de trabalho na Chancelaria croata, onde foi recebido pelo Chanceler Gordan Grlić Radman. Na ocasião, foram assinados acordos bilaterais nas áreas de cultura e educação. O Ministro será recebido amanhã (15) pelo presidente da Croácia, Zoran Milanović.

Na semana passada, Vieira esteve nos EUA, como parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde participou do encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, em Washington. A reunião, segundo a presidência, marcou a retomada das relações entre os dois países, que em 2024 vão completar 200 anos de diplomacia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo enfrenta crise de imagem, rejeição ao PT cresce e greve de professores expõe racha político
A situação é complicada pela queda na popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal cabo eleitoral de Jerônimo em 2022
Messias evita citar Lula e escapa de vaias na Marcha para Jesus
Evangélico, Messias fez um discurso breve, elogiando Hernandes e sua esposa, bispa Sônia, que horas antes se apresentou ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Quadrilhas de abigeato aterrorizam fazendeiros no Recôncavo baiano
No Recôncavo baiano, quadrilhas especializadas em furto de gado têm espalhado medo entre produtores rurais
Lula exalta fé cristã em mensagem à Marcha para Jesus, mas ausência marca discurso
A declaração ocorre em um contexto de tentativa de reaproximação com evangélicos, que nos últimos anos se alinharam mais ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Carla Zambelli reconhece risco de extradição e critica sistema prisional brasileiro
Outro argumento é a “crise humanitária crônica” no sistema prisional brasileiro, descrito como superlotado, violento e insalubre, com violações de direitos humanos
Ex-assessor de Bolsonaro detido em batalhão militar
Câmara, réu no núcleo 2 da investigação, é apontado como integrante de grupo que planejou ações para manter Bolsonaro no poder ilegalmente em 2022
Carregando..