Exército escolhe três generais para serem alçados ao posto máximo da carreira

Serão os primeiros promovidos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva; ministro da Defesa garante que critério utilizado foi o da antiguidade
Por: Brado Jornal 15.fev.2023 às 06h21
Exército escolhe três generais para serem alçados ao posto máximo da carreira
Exército realiza cerimônia do Dia do Soldado, em Brasília José Cruz/Agência Brasil

O Alto Comando do Exército decidiu, nesta terça-feira (14), promover três generais ao posto de quatro estrelas – o topo da carreira. O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que as promoções são parte da rotina.


“Nosso compromisso é o de respeito à antiguidade”, disse Múcio após um evento em que foi homenageado no Tribunal de Contas da União (TCU).


As vagas foram abertas porque o ex-comandante da Força, general Júlio César de Arruda, e o atual chefe do Estado-Maior, general Valério Stumpf Trindade, foram para a reserva, além do atual comandante, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Para assumir a função, ele automaticamente deixa o serviço ativo e abre espaço para um outro militar ser promovido.


Os nomes escolhidos pelo Alto Comando ainda precisam do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, é tradição que sejam respeitados.


Os generais propostos para promoção são: Kleber Nunes de Vasconcellos, atual comandante da 1ª Divisão de Exército no Rio de Janeiro; Hertz Pires do Nascimento, vice-chefe do Estado-Maior do Exército; e Luiz Fernando Baganha, que chefiou a secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial no governo Bolsonaro.


Com essas mudanças, vagas serão abertas em postos inferiores, como general de divisão (três estrelas) e general de brigada (duas estrelas). Os nomes para esses postos serão definidos ainda nesta semana, na sequência de reuniões do Alto Comando.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Encontro de Vorcaro, Moraes, Motta e Ciro é revelado em mensagens da PF
Banqueiro relatou reunião conjunta com ministro do STF, presidente da Câmara e senador em conversa interceptada pela polícia
Senado cria Comenda Laço Branco
Honraria reconhecerá até três homens ou instituições por ano no combate à violência contra a mulher
Ministro do STF acaba com aposentadoria compulsória como punição a juízes
Flávio Dino decide que penalidade que mantém salário integral não tem mais base constitucional após Reforma da Previdência de 2019; infrações graves agora devem levar à perda do cargo.
Flávio Bolsonaro repreende militantes em transmissão ao vivo no X
Pré-candidato à Presidência desautoriza ataques a aliados e defende união na "direita" durante Space
Prefeito Bruno Reis anuncia chapa forte da oposição para derrotar o PT na Bahia
Bruno Reis destaca união em torno de ACM Neto e afirma que semana será decisiva para anúncio de candidatos capazes de promover mudança no estado.
Prefeitura de Salvador entrega escola reformada e anuncia 28 novas construções em 2026
Bruno Reis participa de inauguração no Lobato e destaca foco em alfabetização, inclusão e medidas de equidade para o ano letivo; reajuste salarial e bolsa frequência também foram aprovados.
Carregando..