Guajajara quer Força Nacional perto dos ianomâmis

Agentes estão autorizados a trabalhar na região até junho
Por: Brado Jornal 16.fev.2023 às 17h36
Guajajara quer Força Nacional perto dos ianomâmis

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, pediu ao Ministério da Justiça nesta quinta-feira, 16, a prorrogação do uso da Força Nacional em 14 terras indígenas, incluindo os territórios dos ianomâmis.

A prorrogação é por mais 180 dias. De acordo com as portarias que autorizam as operações naqueles territórios, a Força Nacional deve ter o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou da Polícia Federal (PF).

No Vale do Javari, por exemplo, a Força Nacional poderá trabalhar apenas até sexta-feira 17. Nas Terras Indígenas Kawahiva do Rio Pardo e Piripkura, em Mato Grosso, a portaria venceu em 5 de fevereiro.

Caso o Ministério da Justiça atenda à solicitação, a Força Nacional poderá atuar em território ianomâmi até dezembro. Atualmente, as portarias valem até meados de junho.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Carregando..