A esposa do ex-governador Rui Costa (PT), Aline Peixoto, já conta com pelo menos 40 votos dos deputados estaduais, dos 32 que precisa, para a vaga de Conselheira no Tribunal de Contas dos Municípios em eleição prevista para o dia 8 de março, na Assembleia Legislativa. O número se aproxima com o da base do governo Jerônimo Rodrigues (PT), que hoje tem o apoio de 41 dos 63 parlamentares da Casa. Enfermeira, Peixoto disputará o cargo vitalício, com renda mensal superior a R$ 42 mil, contra o ex-deputado Tom Araújo (União Brasil). Antes, eles serão sabatinados por deputados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nos dias 6 e 7 de março, respectivamente. A articulação que turbinou o nome de Aline Peixoto e forçou a retirada das candidaturas dos deputados Fabricio Falcão (PC do B) e Roberto Carlos (PV) envolveu a Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado, o próprio ministro da Casa Civil, Rui Costa, e foi criticada pelo senador Jaques Wagner (PT), que tornou público sua discordância com o movimento. A vaga em disputa está aberta desde maio de 2021, depois que o conselheiro do TCM, Raimundo Moreira, se aposentou.
Na Alba, a vitória de Aline Peixoto é dada como consumada, “do contrário seria a derrota do governo e a vitória da oposição”, observa um parlamentar. Apenas a Federação PT, PC do B e PV, com 17 deputados, o PSD, com 9 parlamentares, e o PP, com 6 deputados, já garantem o mínimo de 32 votos favoráveis para a ex-primeira dama, quórum de maioria absoluta, para uma candidatura ser declarada vencedora.
Ex-deputado estadual por três mandatos, Tom Araújo é pecuarista e ex-prefeito de Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...