BC articula Pix internacional com 4 países da América Latina

A ideia seria formar um bloco de países que possam fazer transações instantâneas
Por: Brado Jornal 27.fev.2023 às 17h23
BC articula Pix internacional com 4 países da América Latina
Foto: Divulgação/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o projeto do Pix internacional está sendo discutido com Uruguai, Colômbia, Chile e Equador. As declarações do chefe da autarquia foram dadas nesta segunda-feira, 27, em evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, em Brasília.

Segundo Campos Neto, a ideia seria montar um bloco de países da América Latina que possam fazer transações instantâneas seguindo os moldes do Pix.

“Estamos pensando como fazer o Pix internacional”, disse. “Alguns países da América Latina já estão discutindo conosco como eles vão adotar o Pix. Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço.”

O presidente do BC disse também que, com o Pix internacional, não haveria mais necessidade de continuar a articulação da moeda única.

“Acho que isso é uma forma de unificar o bloco, sem necessidade de falar em termos de moeda”, sugeriu Campos Neto. “Se a gente tem um pagamento instantâneo, já unificado, nós já fazemos o trabalho de pagamento transfronteiriço.”

No começo deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou até a Argentina para debater uma possível unificação monetária com o Brasil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Carregando..