Moraes nega pedido da defesa e mantém prisão preventiva de Anderson Torres

Segundo o ministro, a prisão preventiva de Torrres é uma medida “razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal”.
Por: Brado Jornal 02.mar.2023 às 06h29
Moraes nega pedido da defesa e mantém prisão preventiva de Anderson Torres
Segundo o ministro, a prisão preventiva de Torrres é uma medida “razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal”.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido formulado pela defesa e manteve a prisão preventiva do ex-ministro da Justiça e secretário de segurança do Distrito Federal Anderson Torres. A decisão é desta quarta-feira.


Segundo o ministro, a prisão preventiva de Torrres é uma medida “razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal”. 


“Conforme consignei em decisão proferida no dia 8/1/2023, o descaso e conivência do ex-Ministro da Justiça e Segurança Pública e, até então, Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, ANDERSON TORRES, com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem no Distrito Federal, tanto do patrimônio público – CONGRESSO NACIONAL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA e SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do Governador do Distrito Federal, IBANEIS ROCHA”, afirma o ministro no despacho.


Na segunda-feira, em uma manifestação apresentada a Moraes, a Procuradoria-Geral da República (PGR) rebateu o argumento do ex-ministro da Justiça de que a minuta golpista encontrada em sua casa durante cumprimento de mandado de busca e apreensão estivesse separado para ser descartado. 


Em sua decisão, Moraes citou o posicionamento da PGR favorável à manutenção da prisão de Torres e ressaltou que o ex-ministro poderia colocar em risco o prosseguimento das investigações se colocado em liberdade. 


“Por fim, conforme destacado pela Procuradoria-Geral da República, os elementos de prova até o momento coligidos aos autos indicam que ANDERSON GUSTAVO TORRES teria descumprido, no mínimo mediante omissão, os deveres do cargo de Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal”, diz o ministro.


Torres está preso desde 14 de janeiro e é investigado por suspeita de omissão e conivência com os atos de 8 de janeiro. Quando os ataques aos prédios dos Três Poderes aconteceram, ele era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e nos Estados Unidos, para passar as férias. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas alega coerência ao apoiar veto de Lula em projeto de energia eólica
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou, em seu perfil no X, que votou a favor do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Projeto de Lei 576/2021, que regula a geração de energia eólica offshore
Quadrilhas de abigeato aterrorizam fazendeiros no Recôncavo baiano
No Recôncavo baiano, quadrilhas especializadas em furto de gado têm espalhado medo entre produtores rurais
Carla Zambelli reconhece risco de extradição e critica sistema prisional brasileiro
Outro argumento é a “crise humanitária crônica” no sistema prisional brasileiro, descrito como superlotado, violento e insalubre, com violações de direitos humanos
Tribunal dos EUA cita Moraes por suposta censura, a pedido de Trump Media e Rumble
As empresas alegam que as decisões de Moraes configuram “tentativas de censura” e que a legislação dos EUA protege indivíduos em solo americano, incluindo dissidentes, contra ordens de juízes estrangeiros
Messias evita citar Lula e escapa de vaias na Marcha para Jesus
Evangélico, Messias fez um discurso breve, elogiando Hernandes e sua esposa, bispa Sônia, que horas antes se apresentou ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Geraldo Jr. descarta plano B e foca na reeleição como vice
Com a declaração, Geraldo Jr. busca consolidar seu espaço no cenário político baiano, apostando na unidade do grupo governista para assegurar a continuidade no cargo
Carregando..