Presidente do Senado nega criação de CPI proposta por Soraya Thronicke

Senadora de MS pediu para apurar circunstâncias dos ataques no dia 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 14.mar.2023 às 14h38
Presidente do Senado nega criação de CPI proposta por Soraya Thronicke
Foto: Sidney Lins Jr.

Segundo a senadora, o regimento interno do Senado determina que “não serão arquivadas proposições de senadores que estejam no curso do mandato ou que tenham sido reeleitos”

A senadora Soraya Thronicke (União-MS, foto) rebateu a manifestação apresentada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na qual o presidente do Senado alegou não haver obrigatoriedade de análise sobre a instalação da CPI dos atos de 8 de janeiro.

Em nota, a parlamentar afirmou que a resposta de Pacheco ao questionamento do ministro do Gilmar Mendes, do STF, “não se aplica ao caso concreto, uma vez que se refere à hipótese de CPIs em funcionamento.” 

“No nosso caso, a proposição por mim apresentada e subscrita por mais de 40 senadores que estão em seu mandato sequer pode ser considerada requerimento, tendo em vista que ela ainda não foi lida pelo Presidente Pacheco”, acrescentou.

Segundo a senadora, é dever da Presidência do Senado promover a leitura e instalar a CPI dos atos de 8 de janeiro, dado que o regimento interno determina que “não serão arquivadas proposições de senadores que estejam no curso do mandato ou que tenham sido reeleitos.”

Soraya Thronicke afirmou que entregará uma nova manifestação ao ministro do STF para afastar as alegações do presidente do Senado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jair Bolsonaro condecora Gilberto Kassab em evento agropecuário em Presidente Prudente
Bolsonaro também compartilhou nas redes sociais imagens do momento em que abraça Kassab e lhe entrega a condecoração, reforçando a tentativa de reaproximação com o líder do PSD, apesar de tensões passadas
Advogado de Câmara justifica contato com Cid para obter informações
Kuntz revelou que, inicialmente, pensou que Cid o contatava para contratá-lo como advogado. Ele justificou a continuidade das conversas, afirmando não ver irregularidade em sua conduta
Polícia Federal revela áudio de plano entre Bolsonaro e Ramagem para proteger Flávio
O inquérito aponta que o sistema FirstMile, ferramenta de rastreamento, foi usado para monitorar alvos selecionados, incluindo adversários políticos, durante o governo Bolsonaro
Denúncias e pedido de desculpas: polêmica envolve blogueiro e marido da prefeita de Lauro de Freitas
No primeiro vídeo, Ladislau Leal faz acusações contra Bruno Lins, mencionando um suposto acordo não cumprido e uma relação de desconfiança
Davi Alcolumbre oficializa CPMI do INSS e solicita indicação de membros
Nos bastidores, o senador Omar Aziz (PSD-AM), líder do PSD, é apontado como um dos principais candidatos à presidência da CPMI, conforme revelou o Radar.
Pessimismo cresce e orgulho de ser brasileiro despenca, aponta Datafolha
Historicamente, o menor orgulho foi em 2017, com 50% de orgulhosos, em meio aos ecos do impeachment de Dilma Rousseff e da Lava Jato
Carregando..