Toffoli pede vista e trava julgamento da Lei das Estatais

Suspensão favorece o governo Lula, que já obteve liminar e pode nomear políticos e aliados para empresas públicas
Por: Brado Jornal 31.mar.2023 às 16h18
Toffoli pede vista e trava julgamento da Lei das Estatais
Foto: Caroline Antunes/Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista na ação ajuizada pelo PCdoB, aliado do governo Lula, para derrubar artigos da Lei das Estatais que impediam a nomeação de ministros, secretários, parlamentares e outros ocupantes de cargos públicos para os conselhos de Administração e diretorias da empresas públicas.

Esses artigos já foram suspensos liminarmente pelo ministro Ricardo Lewandowski, que está a um mês da aposentadoria. Com isso, Lula obteve carta branca não apenas para nomear políticos e ocupantes de funções públicas para esses cargos, mas também pessoas que trabalharam em campanhas e estruturas decisórias de partidos. Lewandowski derrubou também o artigo que estabelecia quarentena de 36 meses para que essas pessoas ocupassem cargos nas estatais.

Por isso, o pedido de vista de Toffoli favorece Lula, já que a liminar liberando as nomeações continua valendo. O julgamento da decisão de Lewandowski no plenário virtual do STF foi aberto nesta sexta-feira, 31, e iria até 12 de abril. Com o pedido de Toffoli, o julgamento foi suspenso e somente será retomado quando o processo for devolvido.

Lewandowski, relator da ação, em princípio, havia votado favoravelmente ao pedido do PCdoB, mas encaminhou o pedido de liminar para ser julgado pelo plenário. Como o ministro André Mendonça pediu vista, adiando o julgamento virtual, que ocorreria entre 10 e 17 de março, Lewandowski se apressou e, em 15 de março, concedeu a antecipação de tutela ao partido aliado de Lula. Com a devolução dos autos por Mendonça, novo julgamento foi marcado e, agora, novamente suspenso.

Até mesmo o procurador-geral da República, Augusto Aras, que tinha, em princípio, se posicionado contrariamente à ação do PCdoB, alegando que a Lei das Estatais blindava as empresas públicas de decisões políticas, mudou de ideia. Dois dias depois do primeiro parecer, ele afirmou que da forma como foi redigida, a norma afronta “direitos fundamentais”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Brasil condena sempre qualquer ato de violência, diz Mauro Vieira
Em declaração à imprensa, chanceler brasileiro disse que Itamaraty conclama para o "entendimento" entre Irã e Israel
Caiado mobiliza a tropa de choque para conter o MST em Goiás
Além de Goiás, o MST já invadiu terras na Bahia, Pernambuco, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará
Moraes “exige” que o X viole as leis brasileiras, diz Musk
Plataforma foi intimada pelo Congresso dos EUA a fornecer informações sobre as ordens da Justiça brasileira de moderação de conteúdo
Tarcísio diz que SP 'não tolerará invasões de terra'
Até o momento desta tarde, o MST informou que já foram contabilizadas 21 invasões de terra como parte do “Abril Vermelho”
Manifestação do MST trava trânsito na BR-324
Filas quilométricas de militantes interditam trecho na BR-24 na altura de Valéria, sentido Salvador
Ministro da Educação usa meia colorida “no estilo Lula”
Camilo Santana disse que ação é para celebrar os lançamentos do programa Pé-de-Meia nos Estados
Carregando..