A profecia de Ciro Gomes sobre Lula

Na sexta-feira 12, durante uma palestra na Universidade de Lisboa, em Portugal, o pedetista disse que o chefe do Executivo não foi inocentado pela Justiça.
Por: Brado Jornal 15.mai.2023 às 06h13 - Atualizado: 15.mai.2023 às 06h43
A profecia de Ciro Gomes sobre Lula
Ciro Gomes, em debate na TV Bandeirante, durante a camanha eleitoral

“Uma tragédia grande. A margem pra aumentar juros não existe mais. Ele não tem lucidez disso, não quer ouvir e o quadro técnico ao lado dele é de oitavo nível. Quando chegar lá, uma conta impagável com Renan Calheiros, Eunício Oliveira, MDB, Guilherme Boulos, ministério pra todo mundo. Tudo num cenário completamente diferente de 2003. E a expectativa do povão é cerveja e picanha. Ele vai botar um banqueiro em Economia, entregar as políticas de papo-furado — mulher, índio e negro — para o PT se divertir, a política e o Orçamento pro centrão e vai passear no estrangeiro”.

Essa análise é do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O alvo? O então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Rodrigo Constantino, o pedetista acertou em quase tudo. “Tirando o banqueiro na Economia, cada previsão se concretizou”, observou, em artigo publicado na Edição 164 da Revista Oeste. “Lula segue fazendo várias viagens e consumindo milhões dos pagadores de impostos para se hospedar em hotéis de luxo ou levar companheiros no avião oficial enquanto autoriza liberar até R$ 10 bilhões das ‘emendas do relator’ para o centrão, de olho na ‘governabilidade’ no Congresso após derrotas expressivas. O Orçamento secreto era ‘o maior escândalo de corrupção da história’, segundo Lula, mas agora ele quer utilizar o instrumento para seu projeto de poder.”

“Lula foi parar na cadeia”, diz Ciro

Ciro rompeu o silêncio de sete meses e voltou a criticar Lula. Na sexta-feira 12, durante uma palestra na Universidade de Lisboa, em Portugal, o pedetista disse que o chefe do Executivo não foi inocentado pela Justiça.

“Caramba, Lula foi parar na cadeia”, lembrou Ciro, em sua primeira declaração sobre o petista desde o fim das eleições presidenciais. “Será possível que não aprendemos nada? Ou acreditamos que Lula foi inocentado? Ele não foi inocentado. Lula teve direito à presunção de inocência restaurada, é diferente de ser inocentado num julgamento. Por quê? Porque não teve o devido processo legal. Nunca teve, e denunciei na mesma hora.”

O ex-ministro criticou o arcabouço fiscal, proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e disse que o governo está “completamente entregue à banqueirada”. “O Brasil não tem projeto para nada”, observou. “Bolsonaro é uma tragédia, mas, meu amor, cadê o projeto anterior que a gente tinha e não tem mais? Não tem mais projeto para nada.”

Ciro disse ainda que Lula é responsável pelo “reacionarismo” no país e que não tem compromisso com a mudança. Além disso, criticou a possível indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal e rechaçou a liberação de emendas de relator no Congresso.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
José Antonio Kast vence eleição e será o novo presidente do Chile
Opositor de extrema-direita derrota candidata governista com ampla margem no segundo turno
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Renovação automática da CNH beneficia bons condutores com versão digital gratuita
Medida provisória premia motoristas sem infrações e moderniza processo de habilitação
Prefeito do Rio decreta ponto facultativo para decisões de Flamengo e Vasco
Medida facilita acompanhamento de finais da Copa Intercontinental e da Copa do Brasil no dia 17 de dezembro
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Heroísmo em Bondi Beach rende mais de R$ 6,5 milhões em doações a homem que desarmou atirador
Civilians reconhecido internacionalmente por ação corajosa durante ataque terrorista que deixou 15 mortos em celebração de Hanukkah
Carregando..