Juiz absolve Eduardo Paes de acusação baseada em delação da Odebrecht

Prefeito do Rio teria recebido R$ 650 mil via caixa dois
Por: Brado Jornal 25.mai.2023 às 16h22
Juiz absolve Eduardo Paes de acusação baseada em delação da Odebrecht

O juiz eleitoral Rudi Baldi Loewenkron, da 229ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, absolveu o prefeito do Rio, Eduardo Paes, da acusação de crime de caixa dois. Em decisão proferida no último dia 16, o magistrado entendeu que não havia provas da doação de R$ 650 mil pela construtora Odebrecht para a campanha de Paes.

A única prova — a delação de executivos da Odebrecht, durante a Operação Lava Jato, amparada nas planilhas produzidas pelo departamento de propinas da empreiteira — é insuficiente para sustentar a condenação, sentenciou o juiz. Ainda mais quando houve laudos atestando que as planilhas foram manipuladas antes de chegar ao MPF.

O Ministério Público Eleitoral citou os registros dos sistemas My Web Day-D e Drousys — as planilhas da Odebrecht —, em que aparecia a doação não registrada a Eduardo Paes, mas não teve sucesso “em franquear à defesa os arquivos originais referentes aos sistemas acima mencionados”, escreveu o juiz. “Houve diversas barreiras e falta de precisão em apontar o órgão ou a autoridade que estariam guarnecendo tais sistemas.”

Com isso, o próprio MPE pediu “a extinção da ação penal com consequente absolvição por ausência de prova”. Para absolver Eduardo Paes, o juiz citou, também, a decisão do ex-ministro Lewandowski, aposentado em abril, que “declarou a ilicitude dos elementos de prova obtidos a partir do acordo de leniência acima mencionado, bem como de todos os demais que dele decorreram”. 

Meses antes de se aposentar, Lewandowski anulou pelo menos cinco investigações contra o presidente Lula e investigados na Lava Jato, ao considerar ilícitas as provas obtidas a partir do acordo de leniência da Odebrecht.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF prorroga inquérito contra bolsonaristas por novos fatos, afirma Barroso
Barroso, que está em Portugal para o Fórum de Lisboa, conhecido como “Gilmarpalooza”, explicou que inicialmente planejava encerrar o inquérito com o ministro Alexandre de Moraes, mas a descoberta de novos elementos mudou os planos
Deputado move ação contra Ratinho por comentários homofóbicos
Por meio de suas redes sociais, Agripino anunciou a medida, destacando um episódio ocorrido na última terça-feira (1º). “O programa do apresentador Ratinho no SBT continua praticando crimes
Ex-diretora de presídio é investigada por ligação com líder de facção
A defesa de Joneuma, representada pelo advogado Artur Nunes, alega que as ações dela visavam manter a ordem no presídio
Eduardo Bolsonaro pressiona por adiamento de anistia até sanções contra Moraes
A leitura de Eduardo é que, caso Moraes seja sancionado pelos EUA, o Congresso ganharia força para aprovar uma anistia mais ampla, beneficiando inclusive seu pai, Jair Bolsonaro
Oposição critica acordo do STF que exclui ressarcimento do INSS do teto fiscal
A AGU justificou a necessidade de abrir crédito extraordinário por Medida Provisória, “dada a urgência e a imprevisibilidade do cenário que se revelou a partir das investigações policiais”
PT mobiliza redes com vídeos de IA para criticar Congresso e Hugo Motta
Segundo um relatório da consultoria Bites, solicitado pelo GLOBO, a campanha começou em 17 de junho, logo após as primeiras reações do Congresso contra o IOF
Carregando..