STF absolve ministro de Lula acusado de peculato

Waldez Góes era acusado de desviar dinheiro no período em que foi governador do Amapá
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 13h13
STF absolve ministro de Lula acusado de peculato

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu o atual ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez de Góes (PDT), da acusação de peculato, crime que consiste no desvio de dinheiro público, que ele teria praticado quando era governador do Amapá. Por 3 votos a 1, os ministros entenderam que não houve comprovação de que o desvio se deu em benefício próprio ou de terceiros.

Governador do Amapá por quatro mandatos (de 2003 a 2010 e de 2015 a 2022), o agora ministro de Lula foi acusado de reter, entre 2009 e 2010, valores destinados ao pagamento de empréstimos consignados de servidores públicos estaduais, sem o repasse às instituições financeiras. A defesa de Góes alegou que os recursos não foram retidos em benefício próprio, mas para que fossem aplicados em outras áreas do Estado, que enfrentava dificuldades financeiras.

Em primeira instância, Góes foi absolvido por falta de provas. Com seu retorno ao cargo de governador, o recurso de apelação do Ministério Público foi aceito pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que o condenou a seis anos e nove meses de reclusão e ao ressarcimento dos valores ao Erário. Posteriormente, o andamento da ação penal foi suspenso por determinação do então presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

O julgamento do habeas corpus que inocentou Góes começou em abril de 2021 e, depois dos votos do relator, Luís Roberto Barroso, e do ministro Marco Aurélio (aposentado) pela manutenção da condenação, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista.

Moraes votou pela absolvição. Segundo ele, a denúncia não demonstra desvio de recursos públicos em proveito particular. Para o ministro, como os valores foram usados para arcar com despesas do próprio Estado, não houve prejuízo à administração pública e, portanto, não houve crime de peculato. Seguiram Moraes os ministros Luiz Fux e Barroso, que mudou seu voto de 2021.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente do STM diz que a esquerda quer um Brasil melhor
Ele ainda diz que não existe comunismo no Brasil
Foi grave Venezuela impedir opositora de Maduro, afirma Lula e Macron
A declaração dos presidentes foi depois de reunião bilateral no Palácio do Planalto por conta da 1ª visita oficial do francês ao Brasil
Defesa de Bolsonaro pede que passaporte seja devolvido
Segundo pedido foi protocolado na semana passada
Moraes revoga medidas cautelares de réu absolvido do 8 de Janeiro
Homem foi inocentado por ausência de provas para a condenação
PF investiga criação de perfil falso do ministro Lewandowski em rede social
Suspeito criou um perfil em nome de Lewandowski em rede social sem autorização
Carregando..