Tebet minimiza fala de Lula sobre relativização da democracia

Ministra disse compartilhar mesmo conceito com o petista sobre o tema
Por: Brado Jornal 30.jun.2023 às 13h56
 Tebet minimiza fala de Lula sobre relativização da democracia

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, tentou minimizar a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que relativiza o conceito de democracia. Em entrevista para a emissora GloboNews nesta sexta-feira, 30, ela disse desconhecer qual o contexto da fala, mas afirmou compartilhar com o petista o mesmo conceito de democracia.

Lula fez a afirmação em entrevista à Rádio Gaúcha na quinta-feira 29. Ele falou sobre democracia so sair novamente em defesa do ditador Nicolás Maduro, da Venezuela.

“A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil”, argumentou Lula. “O conceito de democracia é relativo para você e para mim”, prosseguiu o presidente.

A ministra, que encerra o primeiro semestre de trabalho sem ter uma única entrevista reservada com o presidente da República, criticou o governo de Maduro. Apesar disso, ela minimizou a fala de Lula.

“Eu tenho uma visão particular sobre o governo da Venezuela, que é um governo que não respeita os direitos fundamentais, a liberdade de expressão, o direito de o cidadão poder ir e vir, e poder fazer suas críticas ao governo”, afirmou Tebet. “E, para mim, quando você tem um governo que impeça esse tipo de direito, que é previsto e absoluto para uma democracia, você não tem um governo democrático.”

Ainda na entrevista, Simone Tebet afirmou que a declaração de Lula foi uma “questão de o presidente se expressar”, atenuando a gravidade da situação. Ela disse acreditar que o chefe do Executivo “vai explicar, dentro do contexto, o que ele quis dizer”.

Na noite desta quinta-feira 29, ao participar da abertura do 26° encontro do Foro de São Paulo, Lula disse ter orgulho de ser chamado de comunista. O petista se reuniu com os partidos de esquerda da América Latina e admitiu que o “discurso do patriotismo e da família” não estão alinhados com o progressismo.

“Os adversários nos acusam de comunista achando que ficamos ofendidos com isso”, disse Lula. “Nós ficaríamos se chamassem de nazista, neofascista. Agora, comunista, isso não ofende. Isso nos orgulha.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Heroísmo em Bondi Beach rende mais de R$ 6,5 milhões em doações a homem que desarmou atirador
Civilians reconhecido internacionalmente por ação corajosa durante ataque terrorista que deixou 15 mortos em celebração de Hanukkah
José Antonio Kast vence eleição e será o novo presidente do Chile
Opositor de extrema-direita derrota candidata governista com ampla margem no segundo turno
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Prefeito do Rio decreta ponto facultativo para decisões de Flamengo e Vasco
Medida facilita acompanhamento de finais da Copa Intercontinental e da Copa do Brasil no dia 17 de dezembro
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Carregando..