Processo que pede suspensão do salário de Bolsonaro no PL é arquivado pelo TCU e enviado ao TSE

Ex-presidente recebe cerca de R$ 40 mil do partido; órgão entende não possuir legitimidade para julgar tema da alçada da Justiça Eleitoral
Por: Brado Jornal 02.ago.2023 às 17h57
Processo que pede suspensão do salário de Bolsonaro no PL é arquivado pelo TCU e enviado ao TSE

O Tribunal de Contas da União (TCU) arquivou, nesta quarta-feira, o pedido do subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado para suspender o salário de quase R$ 40 mil reais pago pelo Partido Liberal (PL) ao ex-presidente Jair Bolsonaropor entender que o órgão não possui legitimidade para julgar um tema da alçada da Justiça Eleitoral.

A decisão considera a própria Constituição Federal, que determina que os partidos políticos são obrigados a prestar contas à Justiça Eleitoral, compostas pelos tribunais eleitorais e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Cabe à Justiça Eleitoral analisar a prestação de contas dos partidos políticos", reforça o texto.

O documento cita a jurisprudência do TSE, que decide que a inelegibilidade, apesar de impedir que o condenado receba votos em uma eleição, não impacta outros direitos políticos, como votar e participar de siglas.

O TCU também destaca que a pretensa irregularidade no pagamento do PL a Bolsonaro foi posta em questão após o julgamento do TSE que declarou a inelegibilidade do ex-presidente. Assim, o tribunal afirma que encaminhará uma cópia do processo à Corregedoria Geral Eleitoral do TSE e à Procuradoria Geral da República do MPF, "para apurações e/ou demais providências que entenderem pertinentes".

A decisão pelo encerramento o processo foi tomada pelo relator, ministro Benjamin Zymler, e acompanhada em unanimidade pelos outros ministros do TCU. O processo foi votado em lista, ou seja, os magistrados não chegaram sequer a discutir a acusação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro promete verdade em depoimento ao STF e pede apoio de seguidores
Ex-presidente, réu por tentativa de golpe, se prepara em São Paulo para oitiva com Alexandre de Moraes
Trump alerta Musk sobre “graves consequências” por apoiar democratas
Presidente evita detalhar punições e descarta reaproximação com ex-aliado
Jerônimo, Wagner e Otto aparecem juntos prometendo o VLT que nunca sai do papel
Enquanto posam para fotos em canteiro de obras, o povo do Subúrbio segue abandonado e sem transporte eficiente desde que o trem foi desativado há mais de cinco anos
Carregando..