Roma destaca a importância de fazer política como vocação e não como profissão

O evento foi coordenado pelo ex-deputado federal Gerson Gabrielli
Por: Brado Jornal 18.ago.2023 às 13h47
Roma destaca a importância de fazer política como vocação e não como profissão

O presidente do PL na Bahia, João Roma, recordou da experiência que teve ao lado do ex-vice-presidente da República Marco Maciel, para destacar a importância da vocação para a experiência política. "Marco Maciel comentava que política não era profissão. Profissão era ser médico, dentista, advogado. Política estava vinculada à vocação de cada um. E vocação, do latim, significa 'chamado do Senhor'", recordou o dirigente, em palestra sobre vocação na política em evento da Escola de Formação de Líderes Políticos, em Salvador, nesta quinta-feira (17). O evento foi coordenado pelo ex-deputado federal Gerson Gabrielli e coube a Roma falar sobre o tema "Política não é profissão, é vocação".


Ele destacou ainda que o chamado para a atividade pública nasce de uma inquietação. "Você fica inquieto diante dos problemas da sociedade. É uma indignação natural que vai surgindo e é muito difícil apagá-la do coração da gente", comentou, ao refletir sobre a própria trajetória política. Roma ainda destacou que não há fórmulas mágicas para a atuação política: "não há receita pronta. Tem artifícios, técnicas, mas nada substitui a vocação genuína, o que está no fundo do seu coração, o desejo de mudança e a vontade de contribuir para a sociedade. Esse aí é o segredo da política; e isso é o que deve nortear as ações de cada líder político", pontuou.


O dirigente partidário salientou ainda que a atuação política não é restrita a ser eleito a algum cargo. "Às vezes desempenhamos esse papel como candidato, outras como apoiador, como pessoa que empresta uma opinião ou ativista, dentre outras possibilidades", enumerou. João Roma também descreveu o papel de dirigente partidário como o de orientar vocações, aquelas que surgem de forma espontânea. "Não podemos cruzar os braços e diminuir o brilho que há em nós, em cada vocação", disse.


Apesar de vivermos tempos de pujança de vocações políticas, Roma alerta para a existência de um movimento de tentativa de sufocar uma parcela de brasileiros. Ele cita a perseguição a quem, por exemplo, pede eleições com processos mais claros e seguros. "É preciso levar toda a transparência possível para que o cidadão tenha a garantia fidedigna de que o resultado corresponde ao que ele depositou na urna no processo eleitoral", comentou ao apontar que as recentes eleições primárias na Argentina, por exemplo, ocorrem com voto eletrônico e com registro impresso.


Neste contexto atual de combate a quem pensa diferente do sistema, Roma disse ser "estranha a postura de um judiciário revanchista, persecutório e personalista. Isso não é saudável para a democracia, pois cria uma sociedade cada vez mais antagônica". O presidente estadual do PL e ex-ministro da Cidadania disse que a vocação do político consiste em "buscar o fortalecimento não só da opinião como do protagonismo de cada um dos cidadãos".


"Não podemos desistir do Brasil, não podemos negar também as nossas vocações. O presidente Bolsonaro simboliza justamente um cara que é cidadão e não representante do sistema", reforçou Roma, ao dizer que o presidente encarnava, com a sua espontaneidade, os anseios do cidadão brasileiro. Roma também mencionou o ex-deputado federal Gérson Gabrielli como exemplo de quem deixou ser guiado pela vocação. "Foi graças à atuação dele que conseguimos avanços na legislação das micro e pequenas empresas, ao microempreendedor individual. Essa foi uma solução impulsionada por Gabrielli enquanto deputado federal", rememorou Roma.


O ex-deputado federal e ex-ministro da Cidadania ainda pontuou: "estamos sendo convocados ou provocados diante de desafios que a nossa sociedade tem vivido". João Roma enfatizou que, guiado pelo ideal de promover o bem-comum, é fundamental não se deixar guiar por vaidades ou interesses pessoais, o que ele tem adotado, por exemplo, na condução do PL em vistas das eleições municipais de 2024. "Precisamos fazer dessas eleições do ano que vem uma oportunidade para que o Brasil e a Bahia voltem a crescer", declarou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jair Bolsonaro internado na UTI por broncopneumonia bacteriana
Ex-presidente apresenta infecção pulmonar grave; quadro evoluiu rapidamente na madrugada e exige antibióticos intravenosos sem data prevista para alta
STF forma maioria para manter prisão de Daniel Vorcaro no caso Master
Segunda Turma do Supremo analisa medidas de Mendonça, incluindo detenção do banqueiro e de outros investigados; julgamento virtual segue até sexta-feira (20)
Ala política do STF teme delação de Vorcaro durante julgamento da prisão
Segunda Turma analisa referendo à decisão de Mendonça com atenção redobrada de parlamentares
Senador Angelo Coronel avalia filiação a três partidos e garante que filhos o acompanharão
Político baiano analisa Republicanos, Podemos e PP; descarta União Brasil e destaca importância das nominatas para acomodar todo o grupo
Itamaraty cancela visto de assessor de Trump que tentaria visitar Bolsonaro
Governo brasileiro revoga autorização de entrada de Darren Beattie em retaliação a bloqueio de ministro da Saúde nos EUA; encontro na prisão foi vetado por Moraes
Partido Missão protocola pedido de cassação contra Erika Hilton
Ação alega quebra de decoro parlamentar por xingamentos a críticos após eleição para presidência da Comissão da Mulher
Carregando..