“Não coloque palavras fãs na minha boca” Mendonça e Moraes discutem

Discussão ocorreu durante o julgamento no STF
Por: Brado Jornal 14.set.2023 às 13h59
“Não coloque palavras fãs na minha boca” Mendonça e Moraes discutem
Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), discutiram nesta quinta-feira (14) sobre a atuação do governo, em especial do Ministério da Justiça, no dia 8 de janeiro em Brasília.

O bate-boca ocorreu durante o julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu pelos atos a ter o caso analisado pela Suprema Corte.

Em um determinado momento da sessão, André Mendonça lembrou que foi ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, citou manifestações de 7 de Setembro, e disse que agentes da Força Nacional poderiam ter sido acionados para evitar os ataques aos prédios públicos federais.
"Em todos esses movimentos de 7 de Setembro, como ministro da Justiça, eu estava de plantão com uma equipe à disposição, seja no Ministério da Justiça, seja com policiais da Força Nacional, que chegariam aqui em minutos para impedir o que aconteceu", declarou Mendonça.

"Eu não consigo entender, e também carece de resposta, como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi invadido", completou o ministro.
Alexandre de Moraes, então, interrompeu o colega e afirmou que houve omissão no dia 8 de janeiro por parte da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, que deveria reprimir os manifestantes nas vias públicas.

“Ministro André, se me permite, já que vossa excelência entrou nesse caso. As investigações demonstram claramente o porquê que houve essa facilidade. Cinco coronéis comandantes da PM do DF estão presos, exatamente porque, desde o final das eleições, se comunicavam por [WhatsApp] dizendo exatamente que iriam preparar uma forma de, havendo manifestação, a Polícia Militar não reagir", afirmou Moraes.
"Eu também fui ministro da Justiça e sabemos, sabemos nós dois, que o ministro da Justiça não pode utilizar a Força Nacional se não houver autorização do governo do Distrito Federal, porque isso fere o princípio federativo”, acrescentou o magistrado.

Posteriormente, Moraes disse considerar um "absurdo" Mendonça "querer falar que a culpa do 8 de janeiro é do ministro da Justiça".

"É um absurdo, quando cinco comandantes [da PM] estão presos, quando o ex-ministro da Justiça [Anderson Torres, então secretário de Segurança do DF] fugiu para os Estados Unidos e jogou o celular dele no lixo, e foi preso. E, agora, vossa excelência vem no plenário do STF, que foi destruído, dizer que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó", disse Moraes.

Quando Moraes citou Anderson Torres, Mendonça foi ao microfone e disse "não ser advogado de ninguém". E, no momento em que Moraes, falou sobre "conspiração do governo", Mendonça disse ao colega para "não colocar palavras" em sua boca.

"Tenha dó vossa excelência", rebateu Mendonça.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sheila Lemos se coloca à disposição como vice de ACM Neto em 2026
Prefeita de Vitória da Conquista diz que aceita convite do pré-candidato a governador e aponta março como prazo para definição da chapa
Vice de Tarcísio investigado por suspeita de lavagem em Andorra
Felício Ramuth e esposa prestam depoimento sobre US$ 1,6 milhão em conta bloqueada; político afirma origem lícita e declarações fiscais no Brasil
Vorcaro desiste de depor na CPMI do INSS e negocia ida à CAE do Senado
Banqueiro dono do Banco Master alega clima ruim e receio de constrangimento; aliados dizem que ele evita ser tratado como preso em deslocamento forçado pela PF
José Carlos Aleluia defende redução da maioridade penal e cobra debate sobre segurança na Bahia
Pré-candidato ao governo pelo Novo critica modelo atual que facilita recrutamento de adolescentes pelo crime e cita avanços em países vizinhos; ex-deputado cobra prioridade para o tema no Congresso
Janja usa avião da FAB em viagem ao Rio com ministras
Visita ao barracão da Acadêmicos de Niterói, que homenageou Lula no Carnaval, ocorreu no mesmo dia de evento oficial sobre oceanos; voo foi solicitado pelo Ministério da Ciência sem menção à escola
Jaques Wagner anuncia chapa governista e acelera definição adiada por Jerônimo
Senador confirma composição majoritária para 2026 e revela que decisão foi antecipada após pressão interna e externa; nomes seguem mantidos em sigilo por mais alguns dias
Carregando..