CPI do MST: coletiva de imprensa marca conclusão dos trabalhos

Deputado federal Capitão Alden reforçou o cuidado na proteção dos depoentes
Por: Brado Jornal 27.set.2023 às 16h36
CPI do MST: coletiva de imprensa marca conclusão dos trabalhos

A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (CPI do MST) chegou a sua conclusão. Na tarde desta quarta-feira (27), boa parte dos membros titulares que compõem a Comissão estiveram reunidos para uma coletiva de imprensa na Câmara Federal, situada em Brasília. Na oportunidade, o presidente da CPI do MST, deputado federal Tenente-Coronel Zucco (REP-RS), juntamente, com o relator da CPI do MST, deputado federal Ricardo Salles (PL - SP), apresentaram o balanço das atividades realizadas e as conclusões alcançadas com cerca de quatro meses de investigações. 

Presente na ação, um dos principais membros titulares da CPI do MST, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), em seu discurso falou dos avanços conquistados durante a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e reforçou a necessidade de uma atenção urgente para os depoentes que correm risco de integridade física, especialmente, os de origem da Bahia que sofrem com constantes ameaças, inclusive, de morte. 

“Até o momento nenhum dos depoentes que aqui estiveram de forma brava, de forma heroica relatando os abusos, relatando tudo aquilo que sofreram durante anos a fio, por esse movimento terrorista [MST], até a presente data sequer foi mantido contato pela Polícia Federal para garantir a sua segurança. De igual forma a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, igualmente, não manteve contato nenhum com os depoentes para oferecer segurança”, afirma Alden. 

O parlamentar reforça ainda que se algo, por ventura, ocorra com os depoimentos a culpa será do Governo Federal e Governo do Estado da Bahia pela omissão. “Se algo vier acontecer com estas pessoas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o Governo da Bahia serão culpados por se omitirem na proteção destas pessoas”, ressalta Alden. 

CPI em Números - Durante seus cerca de quatro meses de duração, a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (CPI do MST) registrou uma redução significativa na quantidade de invasões pelo Brasil no período da realização da CPI do MST em comparação com o mesmo período de anos anteriores. Seguem abaixo os principais indicadores: 

  • 79 Requerimentos analisados; 
  • 24 Requerimentos aprovados; 
  • 25 Pessoas ouvidas; 
  • 04 Diligências (visitas a assentamentos).


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes propõe 17 anos de prisão para homem que gravou vídeo na “cadeira do Xandão”
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na sexta-feira (27.jun.2025) pela condenação de Fábio Alexandre de Oliveira, de 46 anos, a 17 anos de prisão por sua participação nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília
Gastos com supersalários de magistrados crescem 49,3% em um ano
Conforme a Emenda Constitucional 19 de 1998, o teto do funcionalismo público, equivalente ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), é de R$ 46.366,19, pago em parcela única como “subsídio”
Lula confirma presença no desfile de 2 de Julho em Salvador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, pelo quarto ano consecutivo, das celebrações dos 202 anos da Independência da Bahia, em Salvador, no dia 2 de julho
Jerônimo enfrenta vaias e é aconselhado a evitar público em festa de Ipiaú
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi orientado a não se expor ao público durante o São Pedro de Ipiaú, na madrugada de domingo (29.jun.2025), após uma série de vaias em eventos juninos pelo interior do estado
Sóstenes defende Bolsonaro como principal aposta do PL para 2026
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, declarou na segunda-feira (30.jun.2025), durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura
EUA cancelam vistos de dupla britânica após protesto contra Israel
Durante o show, a banda também entoou frases em solidariedade à Palestina
Carregando..