CPI do MST: coletiva de imprensa marca conclusão dos trabalhos

Deputado federal Capitão Alden reforçou o cuidado na proteção dos depoentes
Por: Brado Jornal 27.set.2023 às 16h36
CPI do MST: coletiva de imprensa marca conclusão dos trabalhos

A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (CPI do MST) chegou a sua conclusão. Na tarde desta quarta-feira (27), boa parte dos membros titulares que compõem a Comissão estiveram reunidos para uma coletiva de imprensa na Câmara Federal, situada em Brasília. Na oportunidade, o presidente da CPI do MST, deputado federal Tenente-Coronel Zucco (REP-RS), juntamente, com o relator da CPI do MST, deputado federal Ricardo Salles (PL - SP), apresentaram o balanço das atividades realizadas e as conclusões alcançadas com cerca de quatro meses de investigações. 

Presente na ação, um dos principais membros titulares da CPI do MST, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), em seu discurso falou dos avanços conquistados durante a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e reforçou a necessidade de uma atenção urgente para os depoentes que correm risco de integridade física, especialmente, os de origem da Bahia que sofrem com constantes ameaças, inclusive, de morte. 

“Até o momento nenhum dos depoentes que aqui estiveram de forma brava, de forma heroica relatando os abusos, relatando tudo aquilo que sofreram durante anos a fio, por esse movimento terrorista [MST], até a presente data sequer foi mantido contato pela Polícia Federal para garantir a sua segurança. De igual forma a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, igualmente, não manteve contato nenhum com os depoentes para oferecer segurança”, afirma Alden. 

O parlamentar reforça ainda que se algo, por ventura, ocorra com os depoimentos a culpa será do Governo Federal e Governo do Estado da Bahia pela omissão. “Se algo vier acontecer com estas pessoas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o Governo da Bahia serão culpados por se omitirem na proteção destas pessoas”, ressalta Alden. 

CPI em Números - Durante seus cerca de quatro meses de duração, a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (CPI do MST) registrou uma redução significativa na quantidade de invasões pelo Brasil no período da realização da CPI do MST em comparação com o mesmo período de anos anteriores. Seguem abaixo os principais indicadores: 

  • 79 Requerimentos analisados; 
  • 24 Requerimentos aprovados; 
  • 25 Pessoas ouvidas; 
  • 04 Diligências (visitas a assentamentos).


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
NFL negocia com YouTube para transmitir jogo no Brasil em 2025
O YouTube, plataforma de vídeos do Google, planeja oferecer a transmissão gratuitamente, com receitas geradas por anúncios.
Michelle Bolsonaro agradece apoio durante internação de Jair Bolsonaro
Bolsonaro recebeu os primeiros cuidados no Hospital Municipal de Santa Cruz e, posteriormente, foi levado ao Hospital Rio Grande, em Natal.
STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Carregando..