CPI do MST: coletiva de imprensa marca conclusão dos trabalhos

Deputado federal Capitão Alden reforçou o cuidado na proteção dos depoentes
Por: Brado Jornal 27.set.2023 às 16h36
CPI do MST: coletiva de imprensa marca conclusão dos trabalhos

A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (CPI do MST) chegou a sua conclusão. Na tarde desta quarta-feira (27), boa parte dos membros titulares que compõem a Comissão estiveram reunidos para uma coletiva de imprensa na Câmara Federal, situada em Brasília. Na oportunidade, o presidente da CPI do MST, deputado federal Tenente-Coronel Zucco (REP-RS), juntamente, com o relator da CPI do MST, deputado federal Ricardo Salles (PL - SP), apresentaram o balanço das atividades realizadas e as conclusões alcançadas com cerca de quatro meses de investigações. 

Presente na ação, um dos principais membros titulares da CPI do MST, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), em seu discurso falou dos avanços conquistados durante a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e reforçou a necessidade de uma atenção urgente para os depoentes que correm risco de integridade física, especialmente, os de origem da Bahia que sofrem com constantes ameaças, inclusive, de morte. 

“Até o momento nenhum dos depoentes que aqui estiveram de forma brava, de forma heroica relatando os abusos, relatando tudo aquilo que sofreram durante anos a fio, por esse movimento terrorista [MST], até a presente data sequer foi mantido contato pela Polícia Federal para garantir a sua segurança. De igual forma a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, igualmente, não manteve contato nenhum com os depoentes para oferecer segurança”, afirma Alden. 

O parlamentar reforça ainda que se algo, por ventura, ocorra com os depoimentos a culpa será do Governo Federal e Governo do Estado da Bahia pela omissão. “Se algo vier acontecer com estas pessoas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o Governo da Bahia serão culpados por se omitirem na proteção destas pessoas”, ressalta Alden. 

CPI em Números - Durante seus cerca de quatro meses de duração, a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (CPI do MST) registrou uma redução significativa na quantidade de invasões pelo Brasil no período da realização da CPI do MST em comparação com o mesmo período de anos anteriores. Seguem abaixo os principais indicadores: 

  • 79 Requerimentos analisados; 
  • 24 Requerimentos aprovados; 
  • 25 Pessoas ouvidas; 
  • 04 Diligências (visitas a assentamentos).


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Ação policial bloqueia 49 postos de combustível em ligação com lavagem de R$ 5 bilhões pelo PCC
Esquema de fraude e ocultação de recursos ilícitos atinge Piauí, Maranhão e Tocantins
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Zohran Mamdani conquista prefeitura de Nova York em revés para Trump
Ascensão surpreendente de um progressista na maior metrópole americana
Dupla realiza assaltos consecutivos em farmácias da Pituba e leva remédios e valores
Criminosos em moto atacam Drogasil e Farmácia São Paulo em Salvador, fugindo com estoque de medicamento para diabetes e emagrecimento
Autoridades fluminenses avaliam fuga de cerca de 200 membros do Comando Vermelho após ação policial nos complexos da Penha e do Alemão
Relatório ao STF revela balanço revisado de vítimas e prisões em operação que mobilizou milhares de agentes contra expansão da facção
Carregando..