É inadequado falar em conflito entre STF e Congresso, diz Temer

Segundo o ex-presidente, os 2 Poderes exercem suas funções sem interferir um no outro
Por: Brado Jornal 06.out.2023 às 14h10
É inadequado falar em conflito entre STF e Congresso, diz Temer

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse ser “inadequado” falar em conflito entre o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional. Segundo ele, os 2 Poderes exercem suas funções sem interferir um no outro. Há crescente tensão entre os Poderes Judiciário e Legislativo, principalmente com o Senado.

“Essa discussão que se coloca de eventual conflito entre o Supremo e o Legislativo me parece inadequada. Há uma discussão equivocada sobre esse ponto. Jurisdição é algo inerte: o Supremo só decide se for provocado. E quem mais provoca o STF, na verdade, é a classe política”, disse à CNN Brasil.

O Congresso Nacional tem avançado em pautas para barrar os poderes dos ministros do STF. Para o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a tensão começou com o presidente do Supremo, o ministro Roberto Barroso.

Segundo Temer, se o “Congresso está se sentindo agredido”, é preciso que todos os envolvidos dialoguem “E acho que isso é o que vai acabar acontecendo, pelo menos pelo que eu sei do comportamento e do espírito do Barroso e do Pacheco”, afirmou. “Esquentou, mas não apareceu fogo ainda. É o momento do diálogo”, acrescentou.

Temer afirmou que o STF “tem duas formas de decidir”. Uma é “pela via literal, quando a literalidade do texto é muito forte” e, então, “não há o que decidir senão aplicar a letra da lei”. A 2ª maneira é pela “interpretação sistêmica”: quando “o sistema permitiu” que o Judiciário interprete a lei da maneira que julgar adequada.

“Eu acho que o Supremo pode fazer uma determinada interpretação, e o Legislativo exercer o seu papel. Ou seja, ele pode, imediatamente, propor uma emenda constitucional. Vamos dizer, se é um tema que o Supremo tenha decidido, é claro que não vai mais prevalecer aquela decisão do Supremo, porque há um sistema normativo novo”, disse Temer.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-primeira-ministra de Bangladesh é condenada à morte por crimes contra a humanidade
Sheikh Hasina é julgada à revelia e governo interino exige extradição da Índia após repressão letal a protestos estudantis
Semana decisiva da COP30 em Belém: avanços na preservação florestal, polêmicas sobre minerais e a marcha que mobilizou milhares
Atualizações do oitavo dia revelam compromissos iniciais da Alemanha com o TFFF e críticas à presença recorde de lobistas fósseis, enquanto indígenas lideram protestos por inclusão
Jeannette Jara e José Antonio Kast avançam ao segundo turno na eleição presidencial chilena
Disputa polarizada por crime e imigração define confronto entre esquerda e extrema-direita em 14 de dezembro
Prévia do PIB registra retração de 0,2% em setembro, segundo Banco Central
Economia brasileira encolhe 0,9% no terceiro trimestre e sinaliza desaceleração mais forte em 2025
Defesa de Bolsonaro planeja embargos infringentes e laudos para evitar prisão em regime fechado
Equipe jurídica acelera preparativos para cumprimento de pena em casa ou no Exército, visando evitar detenção antes das festas de fim de ano
Primeira turma do STF rejeita embargos de Bolsonaro e aliados na ação da tentativa de golpe
Decisão unânime no plenário virtual pavimenta caminho para acórdão e possíveis novos apelos das defesas
Carregando..