É inadequado falar em conflito entre STF e Congresso, diz Temer

Segundo o ex-presidente, os 2 Poderes exercem suas funções sem interferir um no outro
Por: Brado Jornal 06.out.2023 às 14h10
É inadequado falar em conflito entre STF e Congresso, diz Temer

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse ser “inadequado” falar em conflito entre o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional. Segundo ele, os 2 Poderes exercem suas funções sem interferir um no outro. Há crescente tensão entre os Poderes Judiciário e Legislativo, principalmente com o Senado.

“Essa discussão que se coloca de eventual conflito entre o Supremo e o Legislativo me parece inadequada. Há uma discussão equivocada sobre esse ponto. Jurisdição é algo inerte: o Supremo só decide se for provocado. E quem mais provoca o STF, na verdade, é a classe política”, disse à CNN Brasil.

O Congresso Nacional tem avançado em pautas para barrar os poderes dos ministros do STF. Para o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a tensão começou com o presidente do Supremo, o ministro Roberto Barroso.

Segundo Temer, se o “Congresso está se sentindo agredido”, é preciso que todos os envolvidos dialoguem “E acho que isso é o que vai acabar acontecendo, pelo menos pelo que eu sei do comportamento e do espírito do Barroso e do Pacheco”, afirmou. “Esquentou, mas não apareceu fogo ainda. É o momento do diálogo”, acrescentou.

Temer afirmou que o STF “tem duas formas de decidir”. Uma é “pela via literal, quando a literalidade do texto é muito forte” e, então, “não há o que decidir senão aplicar a letra da lei”. A 2ª maneira é pela “interpretação sistêmica”: quando “o sistema permitiu” que o Judiciário interprete a lei da maneira que julgar adequada.

“Eu acho que o Supremo pode fazer uma determinada interpretação, e o Legislativo exercer o seu papel. Ou seja, ele pode, imediatamente, propor uma emenda constitucional. Vamos dizer, se é um tema que o Supremo tenha decidido, é claro que não vai mais prevalecer aquela decisão do Supremo, porque há um sistema normativo novo”, disse Temer.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ditinho confirma pré-candidatura a deputado federal e minimiza atrito com Duda Sanches
Empresário diz não guardar rancor e deseja sucesso ao vereador após declarações polêmicas
STF declara inconstitucional lei municipal que instituiu Escola Sem Partido
Por unanimidade, plenário suspende norma de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) por violação à liberdade de ensino, pluralismo de ideias e invasão de competência da União
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Greve geral na Argentina causa cancelamentos de voos entre Brasil e país vizinho
Paralisação contra reforma trabalhista de Javier Milei afeta companhias como Aerolíneas Argentinas, Gol e Latam; passageiros podem remarcar ou pedir reembolso sem custos
O goleiro Bruno defende dois pênaltis e converte cobrança, mas Vasco-AC é eliminado da Copa do Brasil
Repercussão nacional destaca atuação do jogador e união de torcedores contra o time acreano
Deputado ironiza Jerônimo: “gosta tanto dos prefeitos que culpa eles por tudo”
Luciano Ribeiro critica governador por transferir responsabilidades da fila de regulação e dos piores índices de alfabetização para municípios, acusando PT de descaso com cidades baianas
Carregando..