CNBB pede que STF anule voto de Rosa Weber sobre aborto

Relatora foi a favor do direito ao aborto
Por: Brado Jornal 23.out.2023 às 10h36
CNBB pede que STF anule voto de Rosa Weber sobre aborto

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule o voto da ex-ministra Rosa Weber na ADPF 442, ação onde se discute o direito ao aborto pelas mulheres até a 12ª semana de gestação. O voto da ministra foi o único até o momento e, ao defender o direito ao procedimento, gerou um debate sobre o direito do Supremo em deliberar sobre a questão.

Para a CNBB, a inclusão da ação no plenário virtual, menos de 48 horas antes do início do julgamento, prejudicou o direito de manifestação das partes interessadas, como a própria Conferência. Mais do que isso, alegam, seria antirregimental.

A Conferência se baseia em questões consideradas simples — como o fato de que o voto disponibilizado por Rosa Weber tem uma marca d’água escrito “em elaboração” (o que, argumentam, indica que o voto não está pronto) e que amicus curiae e a Procuradoria-Geral da República (PGR) tenham se manifestado.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jair Bolsonaro revela envio de R$ 2 milhões para sustento de Eduardo nos EUA
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta quinta-feira (5.jun.2025), que transferiu R$ 2 milhões para seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente reside nos Estados Unidos
Filho de Carla Zambelli critica Moraes e relata angústia com situação da família
“Por que estão vindo atrás de mim e da minha avó? O que fizemos de errado?”, perguntou João, visivelmente abalado
Eua impõem sanções a juízes do TPI por investigações contra Netanyahu e crimes no Afeganistão
O governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump (Partido Republicano), anunciou sanções contra quatro juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI)
Lula intensifica agenda para recuperar apoio popular em meio a crises
Além de eventos e entrevistas, o governo planeja intensificar as viagens de Lula pelo país para combater o que o presidente chama de “indústria de fake news”
Hugo Motta autoriza licença de Carla Zambelli e chama suplente
Zambelli solicitou licença de 127 dias, dividida em dois períodos: a partir de 29 de maio, para tratamento de saúde, e a partir de 5 de junho, para tratar de assuntos particulares
Ponte Salvador-Itaparica: 13 anos de promessas petistas e nenhuma pedra no chão; Florence inventa mais floreios em entrevista
Afonso Florence celebrou a assinatura de um novo acordo para a execução da obra, como se fosse a primeira vez que tal entusiasmo é anunciado
Carregando..