TSE tem dois votos para condenar Bolsonaro e Braga Netto pelo 7 de Setembro

Relator propôs multa aos políticos e inelegibilidade só ao ex-presidente
Por: Brado Jornal 26.out.2023 às 13h35
TSE tem dois votos para condenar Bolsonaro e Braga Netto pelo 7 de Setembro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu nesta quinta-feira (26) o julgamento de duas ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, a Corte Eleitoral tem 2 votos favoráveis a uma nova condenação a inelegibilidade contra o ex-presidente. 

A análise da investigação e de uma representação contra Bolsonaro será retomada em 31 de outubro, com os votos dos ministros André Ramos Tavares, Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes, presidente do TSE. 

A Corte Eleitoral analisa duas ações de investigação e representação eleitoral contra os atos de comemorações do Bicentenário da Independência, realizados pelo então presidente da República em 7 de setembro de 2022. Os processos foram analisados de forma conjunta pelo relator. 

O Benedito Gonçalves apresentou seu voto conjunto para os três processos analisados. Defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro, mas isentou Braga Netto por entender que, mesmo ciente das irregularidades, ele não participou ativamente dos atos de campanha na comemoração do Bicentenário da Independência.  O relator determinou ainda a aplicação de multa no valor de R$ 425,6 mil para Bolsonaro e de R$ 212,8 mil para Braga Netto. 

Em seu voto, Benedito Gonçalves afirmou que ficou demonstrado o “uso extensivo” da propaganda de televisão para trazer apoiadores para as comemorações do Bicentenário da Independência e que a ação induziu a confusão entre atos oficiais do governo e de campanha. 

A Corte tem 2 votos a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro e a aplicação da multa aos 2 candidatos. O ministro Raul Araujo votou pela improcedência de todas as ações.

Já Floriano Marques acompanhou o relator, mas defendeu a inelegibilidade de Braga Netto que, segundo ele, foi conivente com a “grave prática de abuso de poder político”. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado ironiza Jerônimo: “gosta tanto dos prefeitos que culpa eles por tudo”
Luciano Ribeiro critica governador por transferir responsabilidades da fila de regulação e dos piores índices de alfabetização para municípios, acusando PT de descaso com cidades baianas
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Barragem de Baraúnas atinge 90% de conclusão após 14 anos de promessas PTistas em Seabra
Obra estratégica na Chapada Diamantina, iniciada há mais de uma década sob gestões petistas, deve ser entregue em junho de 2026 e beneficiará 65 mil pessoas em cinco municípios
Carregando..