TSE tem dois votos para condenar Bolsonaro e Braga Netto pelo 7 de Setembro

Relator propôs multa aos políticos e inelegibilidade só ao ex-presidente
Por: Brado Jornal 26.out.2023 às 13h35
TSE tem dois votos para condenar Bolsonaro e Braga Netto pelo 7 de Setembro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu nesta quinta-feira (26) o julgamento de duas ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, a Corte Eleitoral tem 2 votos favoráveis a uma nova condenação a inelegibilidade contra o ex-presidente. 

A análise da investigação e de uma representação contra Bolsonaro será retomada em 31 de outubro, com os votos dos ministros André Ramos Tavares, Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes, presidente do TSE. 

A Corte Eleitoral analisa duas ações de investigação e representação eleitoral contra os atos de comemorações do Bicentenário da Independência, realizados pelo então presidente da República em 7 de setembro de 2022. Os processos foram analisados de forma conjunta pelo relator. 

O Benedito Gonçalves apresentou seu voto conjunto para os três processos analisados. Defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro, mas isentou Braga Netto por entender que, mesmo ciente das irregularidades, ele não participou ativamente dos atos de campanha na comemoração do Bicentenário da Independência.  O relator determinou ainda a aplicação de multa no valor de R$ 425,6 mil para Bolsonaro e de R$ 212,8 mil para Braga Netto. 

Em seu voto, Benedito Gonçalves afirmou que ficou demonstrado o “uso extensivo” da propaganda de televisão para trazer apoiadores para as comemorações do Bicentenário da Independência e que a ação induziu a confusão entre atos oficiais do governo e de campanha. 

A Corte tem 2 votos a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro e a aplicação da multa aos 2 candidatos. O ministro Raul Araujo votou pela improcedência de todas as ações.

Já Floriano Marques acompanhou o relator, mas defendeu a inelegibilidade de Braga Netto que, segundo ele, foi conivente com a “grave prática de abuso de poder político”. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Semana decisiva da COP30 em Belém: avanços na preservação florestal, polêmicas sobre minerais e a marcha que mobilizou milhares
Atualizações do oitavo dia revelam compromissos iniciais da Alemanha com o TFFF e críticas à presença recorde de lobistas fósseis, enquanto indígenas lideram protestos por inclusão
Prévia do PIB registra retração de 0,2% em setembro, segundo Banco Central
Economia brasileira encolhe 0,9% no terceiro trimestre e sinaliza desaceleração mais forte em 2025
Defesa de Bolsonaro planeja embargos infringentes e laudos para evitar prisão em regime fechado
Equipe jurídica acelera preparativos para cumprimento de pena em casa ou no Exército, visando evitar detenção antes das festas de fim de ano
Primeira turma do STF rejeita embargos de Bolsonaro e aliados na ação da tentativa de golpe
Decisão unânime no plenário virtual pavimenta caminho para acórdão e possíveis novos apelos das defesas
Trump apoia votação republicana pela liberação dos arquivos de Epstein: 'Não temos nada a esconder'
Reviravolta de postura ocorre em meio a racha no Partido Republicano e após e-mails revelarem suposto conhecimento de Trump sobre abusos
Carregando..