Braga Netto decide recorrer de decisão do TSE que o tornou inelegível por 8 anos

General do Exército concorreu em 2022 como vice na chapa presidencial de Bolsonaro à reeleição e estava de olho nas eleições municipais de 2024
Por: Brado Jornal 01.nov.2023 às 18h20
Braga Netto decide recorrer de decisão do TSE que o tornou inelegível por 8 anos

O general da reserva do Exército Walter Braga Netto (PL) informou nesta sexta-feira (1) que irá recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenou a 8 anos de inelegibilidade. O militar concorreu como vice-presidente na chapa à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), em outubro de 2022, e na noite dessa terça-feira (31) foi julgado pela acusação de crime eleitoral nas celebrações do Bicentenário da Independência. 

A condenação de inelegibilidade foi dada também a Jair Bolsonaro por uso da máquina pública no aparato das comemorações do 7 de setembro do ano passado em favor de sua campanha à reeleição, em Brasília e no Rio de Janeiro. Os dois também terão de pagar multas ao tribunal: Bolsonaro, R$ 425,6 mil, e Braga Netto, R$ 212,8 mil. 

Em postagem em suas redes sociais, Braga Netto disse que foi “uma honra” trabalhar no governo Bolsonaro e compor com o ex-presidente a chapa eleitoral e que, no cargo de secretário Nacional de Relações Institucionais do Partido Liberal irá recorrer para provar a correção de seus atos durante a campanha. 

“Eu discordo da decisão e iremos utilizar, como sempre fizemos, de todos os meios judiciais e democráticos para provar e comprovar a lisura de nossas ações”, disse Braga Netto, que vinha sendo cotado pelo PL para disputar a Prefeitura do Rio no ano que vem. “Tenho trabalhado diuturnamente, contribuindo com o fortalecimento das executivas estaduais e municipais, o projeto de ampliar o número de prefeitos e vereadores em 2024”, completou. 

Logo após o julgamento do TSE, o ex-ministro do TSE e advogado de defesa do general e do ex-presidente, Tarcísio Vieira Filho, informou que iria aguardar a publicação dos acórdãos para, diante de qualquer possível incorreção, decidir se iria apelar contra a decisão. 

"Se houver obscuridade, contradição ou omissão, o caminho adequado seria o embargo de declaração para o próprio TSE. Se não, se houver enfrentamento direto de matéria constitucional prequestionada, [o caminho será o] Supremo Tribunal Federal", adiantou o advogado. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alexandre de Moraes determina investigação contra Carla Zambelli por possível obstrução de Justiça
Ministro do STF solicita apuração da PF sobre viagem da deputada aos EUA e determina depoimento em até 10 dias
Trump determina investigação sobre decisões na gestão Biden
Presidente questiona uso de caneta automática e suposto declínio cognitivo do antecessor
Ponte Salvador-Itaparica: 13 anos de promessas petistas e nenhuma pedra no chão; Florence inventa mais floreios em entrevista
Afonso Florence celebrou a assinatura de um novo acordo para a execução da obra, como se fosse a primeira vez que tal entusiasmo é anunciado
Brasil inicia era Carlo Ancelotti contra Equador pelas Eliminatórias
A seleção brasileira estreia sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti nesta quinta-feira (5), às 20h (horário de Brasília), enfrentando o Equador no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo
Filho de Carla Zambelli critica Moraes e relata angústia com situação da família
“Por que estão vindo atrás de mim e da minha avó? O que fizemos de errado?”, perguntou João, visivelmente abalado
Perfis de Carla Zambelli são suspensos pela Meta após ordem de Alexandre de Moraes
Decisão do STF inclui prisão preventiva e bloqueio de bens da deputada, que deixou o Brasil após condenação
Carregando..