Conseguimos recuperar imagem do Brasil com viagens, diz Lula

O presidente afirmou que terá mais uma grande viagem internacional em 2023; em ano eleitoral, focará em viagens pelo Brasil
Por: Brado Jornal 08.nov.2023 às 16h34
Conseguimos recuperar imagem do Brasil com viagens, diz Lula
Foto: Paulo Pinto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (8) que conseguiu recuperar a imagem do Brasil no exterior e poderá se dedicar a viagens nacionais em 2024. No próximo ano, serão disputadas as eleições municipais. O PT busca aumentar sua representação municipal.

Ainda em 2023, Lula disse que fará a última viagem internacional para a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Alemanha. Ele participa da COP28 –conferência da ONU para o clima–, em dezembro, que será realizada em Dubai.

“Eu passei muito tempo para reconstruir esse país. Depois tive que me dedicar a reconstrução da imagem desse país no exterior. Esse país não era recebido por ninguém e ninguém queria vir a esse país. Era como se tivesse tido um apagão na politica internacional. Então, conseguimos recuperar esse país. Agora vou ao Qatar, aos Emirados Árabes, à Arábia Saudita e à Alemanha”, afirmou.

Lula já havia dito que dedicaria 2024 para viagens aos Estados brasileiros e visitas a obras. O partido de Lula se prepara para eleger mais prefeitos no próximo pleito. A sigla deve se apoiar na volta do petista ao Palácio do Planalto para tentar retomar maior relevância no cenário político municipal. As viagens de Lula devem contribuir para isso. Nas últimas eleições municipais, em 2020, o PT elegeu 183 prefeitos.


PT e eleições municipais

Na última eleição municipal, em 2020, o PT conseguiu eleger 183 prefeitos, no seu pior desempenho ao menos desde 2000. Perdeu o comando de 71 prefeituras no comparativo com o pleito anterior. O recorde do partido foi em 2012 com a eleição de prefeitos petistas em 638 cidades.

A sigla aposta no desempenho positivo do governo e na popularidade de Lula para recuperar o protagonismo no comando das prefeituras do país.


Viagens de Lula

Além da viagem aos Emirados Árabes Unidos, Lula também deve passar pela Alemanha para uma reunião com o chanceler do país, Olaf Scholz.

O presidente já fez 14 viagens internacionais desde que tomou posse. Passou 54 dias fora do Brasil.


Fonte: Mateus Maia/Poder360



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro entra na Justiça para obrigar o X a revelar dados pessoais de perfis que o criticaram
Senador alega campanha difamatória e caluniosa contra ele e pede informações de cinco contas específicas
Deputado estadual Leandro de Jesus pede retirada de projeto que concederia Comenda Dois de Julho a Nikolas Ferreira
Proposta de homenagem ao deputado federal mais votado do país deixa de tramitar na Assembleia Legislativa da Bahia
Coronel alerta Rui Costa para não subestimar a oposição na Bahia
Senador Angelo Coronel rebate com firmeza as críticas feitas pelo ex-ministro Rui Costa, que classificou a chapa oposicionista liderada por ACM Neto como a mais fraca já enfrentada, e defende a união de diferentes correntes políticas para mudar o rumo da Bahia
Lula adia decisão sobre candidatura à reeleição
Presidente afirma que só definirá se disputará novo mandato em junho e condiciona lançamento de nome a apresentação de propostas inéditas ao país
Kim Kataguiri questiona repasses de R$ 3,2 milhões à Favela.ONG
Deputado federal cobra Casa Civil sobre critérios de liberação de recursos e levanta suspeitas de ligação com dirigente do PT
Bruno Reis critica filiação de deputado ligado a facção pelo partido do governo
Prefeito de Salvador desabafa e diz que PT age com “poder a qualquer custo”
Carregando..