Subprocurador diz que delação de Cid tem só “narrativas” e “é fraca”

Carlos Frederico dos Santos afirma falta de comprovação e robustez para a denúncia
Por: Brado Jornal 08.nov.2023 às 13h55
Subprocurador diz que delação de Cid tem só “narrativas” e “é fraca”

O subprocurador-geral Carlos Frederico dos Santos disse considerar que a delação do tenente-coronel Mauro Cid é “fraca” e contém “narrativas” do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

“Quando nós temos um acordo de delação, tudo que é dito precisa ser corroborado. Eu não posso dizer que uma peça dessa será proveitosa se isso não acontecer”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta quarta-feira (8), “Meu olhar é do órgão acusador e que, nessa perspectiva, pode afirmar que ali há só narrativas e não há robustez para o oferecimento de denúncia”, continuou. “Então, diante de não haver isso, ela é fraca”, completou.

A PGR foi contra o acordo de delação premiada entre PF e Mauro Cid. Santos disse que o fato de a delação ser “fraca” não é culpa da Polícia Federal. “Isso não é falha no trabalho de ninguém”, afirmou. “Não faço críticas à PF nem a quem firmou o acordo”, acrescentou.

Conforme o subprocurador-geral, “o delator que se propõe a firmar esse tipo de acordo não basta possuir uma narrativa, ele tem que apontar os participantes de um crime e apontar, pelo menos, os caminhos até as provas para confirmarmos aquilo que ele falou”.

Santos citou que há “diversas decisões” do STF (Supremo Tribunal Federal) anulando acordos “porque as acusações se basearam tão somente nas delações”.

Segundo ele, Cid não apresentou comprovação sobre os fatos expostos em nenhum dos temas mencionados na delação. O subprocurador-geral disse ter pedido diligências para corroborar os supostos crimes descritos no acordo.

“Requisitei várias coisas, mas não posso falar sobre isso justamente para não frustrar a investigação. Não jogo provas fora, então eu quero dar valor a essa delação para que eu possa utilizá-la”, declarou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prévia do PIB registra retração de 0,2% em setembro, segundo Banco Central
Economia brasileira encolhe 0,9% no terceiro trimestre e sinaliza desaceleração mais forte em 2025
Semana decisiva da COP30 em Belém: avanços na preservação florestal, polêmicas sobre minerais e a marcha que mobilizou milhares
Atualizações do oitavo dia revelam compromissos iniciais da Alemanha com o TFFF e críticas à presença recorde de lobistas fósseis, enquanto indígenas lideram protestos por inclusão
Trump apoia votação republicana pela liberação dos arquivos de Epstein: 'Não temos nada a esconder'
Reviravolta de postura ocorre em meio a racha no Partido Republicano e após e-mails revelarem suposto conhecimento de Trump sobre abusos
Defesa de Bolsonaro planeja embargos infringentes e laudos para evitar prisão em regime fechado
Equipe jurídica acelera preparativos para cumprimento de pena em casa ou no Exército, visando evitar detenção antes das festas de fim de ano
Primeira turma do STF rejeita embargos de Bolsonaro e aliados na ação da tentativa de golpe
Decisão unânime no plenário virtual pavimenta caminho para acórdão e possíveis novos apelos das defesas
Carregando..