Juiz que assinou soltura de Lula pode assumir a Lava Jato

Danilo Pereira Júnior é o primeiro da lista pelo critério de antiguidade; magistrado já atuou em casos da Lava Jato quando foi convocado para o TRF4
Por: Brado Jornal 09.nov.2023 às 16h10
Juiz que assinou soltura de Lula pode assumir a Lava Jato

O juiz Danilo Pereira Júnior deve assumir a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam os processos da Operação Lava Jato no Paraná, de acordo com informações do G1. O juiz foi o responsável por assinar, em 2019, a soltura do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a possibilidade de cumprimento de pena após condenação em segunda instância.

Pereira Júnior está desde 2022 atuando temporariamente como juiz convocado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), mas ele é titular da 12ª Vara Federal da capital paranaense. Ele se inscreveu para assumir a titularidade da 13ª Vara e, pelo critério de antiguidade, é o primeiro colocado na lista.

A definição da troca, porém, depende do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e a deliberação ainda não tem data para ocorrer. Em 2019, o magistrado estava na 12ª Vara quando atendeu ao pedido da defesa de Lula e determinou sua soltura. Em diversas ocasiões, o juiz já atuou em processos relacionados à Lava Jato quando estava no TRF4, e essa atuação deve ser considerada pela Corte Especial Administrativa do tribunal na hora de decidir se ele poderá ser transferido para a 13ª Vara.

A 13ª Vara era onde o ex-juiz Sergio Moro atuava e foi no âmbito dela que Lula foi condenado. O juiz Eduardo Appio herdou a jurisdição, mas foi afastado em maio após uma série de decisões polêmicas, que anularam decisões de Moro, além de ter dito que usava a senha eletrônica "LUL22"no tribunal como um "protesto silencioso" contra a decisão que levou Lula para a cadeia. Agora, Appio será transferido para a 18ª Vara Federal de Curitiba, que cuida de questões previdenciárias.

Em setembro, o TRF4 acolheu um pedido do Ministério Público Federal (MPF) do Paraná e declarou a suspeição do magistrado nos processos da Lava Jato.

Danilo Pereira Junior é natural de Curitiba e ingressou na magistratura da Justiça Federal em 1996, e também já atuou em Joinville (SC), Londrina (PR) e Ponta Grossa (PR).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Semana decisiva da COP30 em Belém: avanços na preservação florestal, polêmicas sobre minerais e a marcha que mobilizou milhares
Atualizações do oitavo dia revelam compromissos iniciais da Alemanha com o TFFF e críticas à presença recorde de lobistas fósseis, enquanto indígenas lideram protestos por inclusão
Defesa de Bolsonaro planeja embargos infringentes e laudos para evitar prisão em regime fechado
Equipe jurídica acelera preparativos para cumprimento de pena em casa ou no Exército, visando evitar detenção antes das festas de fim de ano
Primeira turma do STF rejeita embargos de Bolsonaro e aliados na ação da tentativa de golpe
Decisão unânime no plenário virtual pavimenta caminho para acórdão e possíveis novos apelos das defesas
Carregando..