Nenhuma força estrangeira manda na PF, diz Flávio Dino

Declaração se deu após o Mossad afirmar ter ajudado a corporação na operação contra supostos integrantes do Hezbollah
Por: Brado Jornal 09.nov.2023 às 18h46
Nenhuma força estrangeira manda na PF, diz Flávio Dino
Joedson Alves

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (9) que “nenhuma força estrangeira manda” na PF (Polícia Federal). A declaração se deu depois de o Mossad, serviço de inteligência de Israel, ter informado na quarta-feira (8) que auxiliou nas apurações da corporação contra supostos integrantes do Hezbollah no Brasil.

Dino usou seu perfil oficial no X (ex-Twitter) para fazer as declarações. Também disse que “nenhum representante de governo estrangeiro pode pretender antecipar” resultado de uma investigação da Polícia Federal brasileira que ainda está em andamento. Uma operação deflagrada pela PF na 4ª feira (8.nov) resultou na prisão de 2 homens suspeitos de planejar ataques a sinagogas e prédios judaicos no Brasil.

“O Brasil é um país soberano. A cooperação jurídica e policial existe de modo amplo, com países de diferentes matizes ideológicos, tendo por base os acordos internacionais”, escreveu.

O ministro ainda disse que a operação da PF “sobre possível caso de terrorismo” se deu por conta de decisão do Judiciário brasileiro, e que se existem indícios ou não do crime, é “dever da PF investigar para confirmar ou não as hipóteses”.

“A conduta da Polícia Federal decorre exclusivamente das leis brasileiras, e nada tem a ver com conflitos internacionais. Não cabe à PF analisar temas de política externa […] As investigações começaram antes da deflagração das tragédias em curso na cena internacional”, disse.

Dino afirmou apreciar a cooperação internacional da investigação, mas que “repele” que “qualquer autoridade estrangeira cogite dirigir os órgãos policiais brasileiros, ou usar investigações que nos cabem para fins de propaganda de seus interesses políticos”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polêmica em Salvador: Tidelli Acusa Almacen Pepe de Plágio; empresária responde; assista
O caso, que envolve a suposta cópia de peças exclusivas, como a Cadeira Gamboa, assinada pelo designer baiano Manuel Bandeira
Alexandre de Moraes defende soberania do Brasil contra ameaças à democracia
Ministro do STF destaca papel do Judiciário na proteção do Estado democrático em meio a tensões com governo Trump
Jerônimo Rodrigues passa vergonha em podcast e solta a pérola do “parque” que não existe; assista
Desconcertado, o governador ainda tentou consertar a gafe com um convite genérico
Marcelo Nilo critica gestão de Jerônimo Rodrigues e aponta falhas em segurança, infraestrutura e provocações políticas
Ex-deputado estadual questiona administração do governador e destaca problemas como criminalidade, ferry-boats e atrasos na ponte Salvador-Itaparica
Humberto Costa cobra ação do STF para deter Carla Zambelli antes de chegada à Itália
Líder do PT destaca pedido da PGR por prisão preventiva e inclusão da deputada na lista da Interpol
Marcelo Nilo reforça apoio a ACM Neto para 2026: "É o principal líder da oposição"
Em entrevista à Brado Rádio nesta quarta-feira (4), o ex-deputado estadual Marcelo Nilo (Republicanos) declarou apoio à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia em 2026, afirmando ter “certeza” de que Neto será candidato
Carregando..