Lula deve entregar diretoria da Codevasf a ex-deputado do Republicanos

Gil Cutrim, que é próximo ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, irá ocupar o posto
Por: Brado Jornal 13.nov.2023 às 18h05
Lula deve entregar diretoria da Codevasf a ex-deputado do Republicanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar o ex-deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA) para uma nova diretoria da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Ele é indicação do Republicanos, que embarcou no governo na reforma ministerial realizada em setembro. O então deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiu o Ministério de Portos e Aeroportos.

O aumento da quantidade de diretores da estatal de 3 para 4 já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional e também em assembleia geral da companhia em 27 de outubro. Desde então, o Republicanos negociava o espaço com o governo.

A atuação de Cutrim serveria como um emprego para o ex-deputado que não conseguiu se eleger em 2022. A avaliação de parte do Congresso é de que a nova diretoria não teria um Orçamento incapaz de “fazer política”.

Só a presença do indicado político, entretanto, deve auxiliar na agilidade para a aplicação de emendas dos congressistas. A Codevasf é um dos principais canais de escoamento das emendas do Congresso para realizar obras nos Estados.

Com o Orçamento de R$ 2,7 bilhões em 2022, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco é uma das empresas públicas mais cobiçadas por políticos. Vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, desenvolve projetos de irrigação de forma sustentável das bacias hidrográficas em que atua.

A estatal foi criada em 1974 para atuar principalmente no entorno do Rio São Francisco, mas, com o passar do tempo, teve sua atuação e Orçamento ampliados.

Durante a tramitação no Congresso, a MP (Medida Provisória) 1.170 de 2023, que reajusta o salário de funcionários públicos federais a 9%, foi alterada pela relatora, a deputada Alice Portugal (PC do B-BA), para contemplar a mudança na diretoria da Codevasf.

Segundo Portugal, a inclusão foi feita depois de acordo com líderes partidários na comissão. “Criar um cargo da Codevasf para que a empresa possa melhor atender não é matéria estranha, porque aqui nós estamos tratando de tabelas de cargos e de vencimentos”, disse.

Ainda em maio, Lula já estudava ampliar os cargos na Codevasf para acomodar indicados do Centrão. À época, a companhia confirmou que avaliava a criação de superintendências regionais em Recife e Belo Horizonte, cidades em que já mantêm escritórios de representação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula defende regulamentação das Big Techs em cúpula sobre IA na Índia
Presidente alerta para riscos da inteligência artificial em processos eleitorais e defende governança global da tecnologia
Barragem de Baraúnas atinge 90% de conclusão após 14 anos de promessas PTistas em Seabra
Obra estratégica na Chapada Diamantina, iniciada há mais de uma década sob gestões petistas, deve ser entregue em junho de 2026 e beneficiará 65 mil pessoas em cinco municípios
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Acadêmicos de Niterói é rebaixada após estreia com enredo em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Agremiação terminou em último lugar no Grupo Especial com 264,2 pontos e volta à Série Ouro em 2027; Viradouro conquista o título
Lula discute governança da IA com Macron na Índia
Presidente brasileiro defende multilateralismo na cúpula e alerta para riscos de desigualdades
Carregando..