Só conheço Tio Patinhas dos quadrinhos, diz secretário de Dino

Elias Vaz diz ser sua responsabilidade que Luciane Barbosa Farias tenha sido recebida no órgão
Por: Brado Jornal 14.nov.2023 às 13h30
Só conheço Tio Patinhas dos quadrinhos, diz secretário de Dino

O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Elias Vaz, assumiu a responsabilidade pelas vezes em que Luciane Barbosa Farias, a “dama do tráfico amazonense”, foi recebida no órgão. Ela é casada com Clemilson dos Santos, apelidado de “Tio Patinhas”, que era o procurado “número 1” da polícia do Amazonas até ser preso em dezembro de 2022.

“Reconheço que temos autonomia para fazer nossas agendas. Se teve erro, foi meu. Devia ter verificado [quem eram as pessoas recebidas]. Não foi culpa de ninguém do ministério. Confesso que não faço isso em nenhuma reunião. Não faço verificação. Vou passar a fazer”, disse Vaz em entrevista ao jornal Correio Braziliense publicada nesta terça-feira (14).

Vaz disse que o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) está “muito contrariado” com a situação. “Me chamou a atenção para que verifique melhor quem recebo. Relatei o que ocorreu e acredito que compreendeu. Óbvio que me chamou a atenção”, afirmou.

Conforme o secretário, o ministério passará a fazer “uma verificação prévia” de quem vai ao órgão. “Não vou passar por isso de novo. E vou manter o mesmo ritmo. Enquanto estiver aqui, vou manter meu trabalho e tomar mais cuidado. Vou continuar atendendo, só que, agora, com filtro”, declarou.

Ele afirmou que a reunião foi pedida, em 14 de março, por Janira Rocha, advogada que ele conhece há 20 anos. “Ela me pediu para receber esse pessoal, não especificou quem era”, disse, acrescentando ter marcado a conversa para 16 de março e que mais 5 pessoas apareceram no compromisso.

Segundo o secretário, Luciane conversou sobre o sistema penitenciário. “Falei que não era assunto para a nossa secretaria e pedi para o secretário de Políticas Penais [Rafael Brandani] recebê-la, em outro prédio. Eram reclamações sobre comida, violações e visitas”, declarou.

“Não sabia dessa relação [com “Tio Patinhas”]. Só fiquei sabendo agora. Não tinha conhecimento de ‘Tio Patinhas’ nenhum. Só conheço o da história em quadrinhos. Foi isso o que aconteceu”, afirmou Vaz.

Luciane é presidente da ILA (Associação Instituto Liberdade do Amazonas), que diz prestar assistência social e jurídica para presos e seus familiares. Segundo a polícia do Amazonas, a ONG atua em prol de presos do Comando Vermelho e é financiada com dinheiro do tráfico.

Em nota, o Ministério da Justiça afirma que era “impossível” que o setor de inteligência do ministério a identificasse por ela ter participado dos encontros junto a uma comitiva. A presença não foi registrada nas agendas oficiais.

Luciane também se encontrou com congressistas ao longo do ano. Imagens na rede social Instagram mostram Luciane com os deputados federais André Janones (Avante-MG), Guilherme Boulos (Psol-SP) e Daiana Santos (PCdoB-RS) nos meses de março e maio.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
PF investiga servidores suspeitos de acessar ilegalmente dados fiscais de familiares de ministros do STF
Quatro funcionários da Receita e Serpro tiveram buscas cumpridas em SP, RJ e BA; medidas incluem tornozeleira eletrônica e afastamento imediato
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Marco Rubio mantém diálogos reservados com neto de Raúl Castro sobre Cuba
Secretário de Estado dos EUA discute futuro da ilha em contatos discretos, segundo Axios; governo nega negociações formais
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Carregando..