Pacheco defende PEC que limita o STF

O presidente do Senado deu a declaração após receber a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico, em São Paulo
Por: Brado Jornal 24.nov.2023 às 16h02
Pacheco defende PEC que limita o STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a defender a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em evento sem integrantes da Corte, o senador disse nesta sexta-feira, 24, que o texto “vai ao encontro do que existe na Constituição”.

“A perspectiva é que a PEC evolua na Câmara dos Deputados e seja aprovada. A essência e o teor dela todos já conhecem. É algo inclusive muito óbvio e que vai ao encontro do que existe na Constituição”, disse Pacheco.

O presidente do Senado deu a declaração após receber a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico em um evento organizado pelo Fórum das Américas e o Global Council of Sustainability & Marketing (GCSM), em São Paulo. Além de Pacheco, os ministros do STF Cristiano Zanin e Nunes Marques estavam na lista de 23 condecorados, mas não compareceram. O ministro Dias Toffoli foi anunciado para subir à mesa, mas também não esteve presente.

Questionado se a ausência dos ministros poderia estar relacionada a aprovação da PEC, Pacheco disse que “imagina que não”.  “Não sei exatamente o porquê da ausência, mas certamente há uma justificativa e a organização deve ter essa informação”, disse.

A aprovação da PEC pelo Senado na última quarta-feira, 22, provocou fortes reações entre os integrantes do STF. Entre outros pontos, o texto veda decisões individuais de ministros que suspendam a eficácia de leis ou atos dos presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Congresso.

Decano do STF, o ministro Gilmar Mendes, afirmou que a Corte não é formada por “covardes” e que os ministros não aceitariam intimidações de outros Poderes. “Estranha prioridade, chega a ser cômico. STF não admite intimidações. É preciso altivez para rechaçar esse tipo de ameaça de maneira muito clara. Esta Casa não é composta por covardes. Esta Casa não é composta por medrosos”, disse o ministro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
PF investiga servidores suspeitos de acessar ilegalmente dados fiscais de familiares de ministros do STF
Quatro funcionários da Receita e Serpro tiveram buscas cumpridas em SP, RJ e BA; medidas incluem tornozeleira eletrônica e afastamento imediato
Carregando..