Fux vota a favor de permitir que o governo regularize os precatórios até 2026 sem infringir regras fiscais

Relator da ação, o ministro do STF acolheu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para permitir a abertura de um crédito extraordinário para quitar a dívida
Por: Brado Jornal 27.nov.2023 às 10h59
Fux vota a favor de permitir que o governo regularize os precatórios até 2026 sem infringir regras fiscais

O ministro Luiz Fux, do STF, votou nesta segunda-feira, 27, para autorizar o governo Lula a pagar os precatórios —estoque de dívidas da União reconhecidas pela Justiça— até 2026 sem infringir regras fiscais.

Relator da ação, o magistrado acolheu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para permitir a abertura de um crédito extraordinário para quitar a dívida, declarando a inconstitucionalidade do teto, criado em 2021, para o pagamento de precatórios.

Fux, no entanto, não acatou uma solicitação proposta pelo Ministério da Fazenda para classificar parte das sentenças como despesas financeiras. A medida iria deixar o estoque de dívidas da União fora dos limites do novo arcabouço fiscal.

Como alternativa, o ministro propôs que o Supremo autorize o governo a abrir crédito extraordinário para pagar os valores acumulados entre 2022 e 2026, o que acomodaria o montante da dívida sob os limites a partir de 2027.

O estoque de dívidas é estimado pela equipe econômica em 95 bilhões de reais.

O julgamento ocorre em plenário virtual. O voto do relator foi acompanhado pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Marco Rubio mantém diálogos reservados com neto de Raúl Castro sobre Cuba
Secretário de Estado dos EUA discute futuro da ilha em contatos discretos, segundo Axios; governo nega negociações formais
Trump intensifica preparativos contra Irã
Negociações nucleares avançam, mas mobilização militar dos EUA sugere possível confronto armado
Greve geral na Argentina causa cancelamentos de voos entre Brasil e país vizinho
Paralisação contra reforma trabalhista de Javier Milei afeta companhias como Aerolíneas Argentinas, Gol e Latam; passageiros podem remarcar ou pedir reembolso sem custos
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Presença de autoridades em festas de Vorcaro motiva representação no TCU por possível irregularidade
Ministério Público pede apuração sobre participação de figuras dos Três Poderes em eventos na casa de veraneio do banqueiro em Trancoso; defesa nega alegações e fala em narrativa difamatória
Carregando..