STF marca julgamento de mais 30 réus por atos do 8 de Janeiro

Novas sessões começam no dia 15 de dezembro e devem durar até 5 de fevereiro
Por: Brado Jornal 11.dez.2023 às 15h22
STF marca julgamento de mais 30 réus por atos do 8 de Janeiro
Foto: Sergio Lima

O Supremo Tribunal Federal marcou para 15 de dezembro o julgamento de mais 30 ações penais que têm como alvo pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas.

Todos foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por crimes como associação criminosa, dano qualificado, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.

Os julgamentos relativos aos atos têm sido realizados no plenário virtual, em que os votos são registrados de forma remota, em um prazo, e não há deliberação entre os ministros.

No caso dessa nova leva, cujos julgamentos se iniciam em 15 de dezembro, a sessão está marcada para durar até 5 de fevereiro. O longo período de análise decorre do recesso do judiciário no final de ano.

Até o momento, o Supremo condenou 30 pessoas por participação direta nos atos extremistas, com penas que variam de 13 a 17 anos de prisão, mais a responsabilidade solidária de cobrirem os prejuízos causados pela depredação, estimados em no mínimo R$ 30 milhões.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cães pitbull causam mortes de animais e ferem pessoas em Irecê
Na região de Irecê, interior da Bahia, incidentes envolvendo cães da raça pitbull resultaram em dezenas de animais mortos e três pessoas feridas
Disputa entre Rui e Wagner abala coesão da base aliada na Bahia
Na entrevista, conduzida por Mário Kertész, Wagner afirmou que a candidatura da dupla está “combinada”, enquanto Rui Costa reforçou: “Isso, Mário”
Marina Silva abandona sessão no Senado após confronto com parlamentares
A sessão, convocada a pedido do senador Lucas Barreto (PSD-AP), discutia a criação de unidades de conservação na Margem Equatorial, no Amapá
Prefeito Bruno Reis critica Rui Costa e Jaques Wagner por anúncio de pré-candidatura ao Senado
Apesar de se declararem democratas e defensores do diálogo com aliados, na prática, eles agem de forma oposta
Prefeito na Bahia manda candidata derrotada e ex-apoiadora "se foder" após ser processada pela Justiça Eleitoral
A denunciante afirma ter sido convidada pelo prefeito e vice para concorrer como vereadora, alega que foi orientada pelos dois a dividir dinheiro com vereadores
Governador Jerônimo Rodrigues aborda audiência pública sobre nova concessão das BRs 116 e 324
Jerônimo mencionou que, na semana passada, conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando sua presença na Bahia para uma reunião detalhando os próximos passos da concessão
Carregando..