TSE cassa mandato de deputado conservador

Fred Rodrigues é o autor do projeto que visa proibir o bloqueio puberal e hormonioterapia cruzada, em crianças ou adolescentes menores de 18 anos, para a transição de gênero
Por: Brado Jornal 18.dez.2023 às 09h23
TSE cassa mandato de deputado conservador

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, nesta sexta-feira, 15, o julgamento de um recurso especial eleitoral que cassou o mandato do deputado estadual Fred Rodrigues. Os sete ministros da Corte votaram, por unanimidade, pelo provimento da ação, anulando o registro de candidatura de Fred, eleito deputado em 2022 com 42,7 mil votos.

Já haviam votado os ministros Alexandre de Moraes, André Ramos Tavares, Kassio Nunes Marques, Raul Araújo e a relatora, ministra Carmén Lúcia. Nesta sexta, os ministros Isabel Galloti e Floriano de Azavedo seguiram o voto dos colegas e deram provimento ao recurso.

A ação em questão gira em torno do indeferimento da candidatura de Fred pela não prestação de contas da eleição de 2020, quando concorreu à Câmara de Goiânia. Essas mesmas contas foram apresentadas no ano seguinte, em 2021, já fora do prazo. Por isso, ficou considerado como não prestadas.

O parlamentar conseguiu reverter o indeferimento junto ao TRE-GO, mas o TSE, agora, cassou seu mandato em definitivo. Ainda cabe recurso, que seria o chamado “embargos de declaração”, que não tem efeito suspensivo sobre a decisão.

Agora, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) será comunicado da decisão. O cartório fará a retotalização dos votos e, depois disso, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) será comunicada sobre o substituto de Fred, que, no caso em questão, deve ser Cristóvão Tormin.

Fred Rodrigues é o autor do projeto que visa proibir o bloqueio puberal e hormonioterapia cruzada, em crianças ou adolescentes menores de 18 anos, para a transição de gênero, que foi aprovado nesta sexta (15), na Assembleia. A proposta segue para sanção do governador Ronaldo Caiado.

Em entrevista ao Fator Político BR, na noite desta sexta-feira (15), o deputado estadual criticou a "decisão orquestrada" da justiça eleitoral sobre a sua cassação e disse que "não se pode mais ser de direita no nosso país".



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Deputado Isidório sugere "cura" a motorista durante carnaval
Pastor evangélico responde a pedido de conselho dizendo que Jesus mudou sua orientação sexual há 34 anos
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Carregando..