Irmão do governador do RJ é alvo de buscas da PF em operação contra fraudes em programas assistenciais do estado

Agentes saíram para cumprir 3 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, na cidade do Rio de Janeiro
Por: Brado Jornal 20.dez.2023 às 09h41 - Atualizado: 20.dez.2023 às 09h42
Irmão do governador do RJ é alvo de buscas da PF em operação contra fraudes em programas assistenciais do estado

Vinícius Sarciá Rocha, irmão do governador Cláudio Castro (PL), é alvo nesta quarta-feira (20) da Operação Sétimo Mandamento, da Polícia Federal (PF) — com mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) —, dentro da investigação sobre possíveis fraudes em programas assistenciais do estado.

“Foram identificados pagamentos de vantagens ilícitas variáveis entre 5% e 25% dos valores dos contratos na área de assistência social, que totalizam mais de R$ 70 milhões”, afirmou a PF.

Além de Sarciá, que é presidente do Conselho de Administração da Agerio (a Agência Estadual de Fomento), também sofreram buscas Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Governo, e Allan Borges Nogueira, gestor de Governança Socioambiental da Cedae. Os nomes foram revelados pelo Blog da Andréia Sadi.

Policiais federais cumprem ainda nesta quarta-feira 7 medidas de afastamento de sigilo bancário e fiscal e 6 medidas de afastamento de sigilo telemático.


Programas investigados

Na Operação Sétimo Mandamento (não furtar), a PF investiga os crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, que teriam sido praticados na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel entre os anos 2017 e 2020.

Em abril, o ministro Raul Araújo, do STJ, autorizou a abertura de um inquérito PF para investigar Castro pelo suposto envolvimento dele em um esquema de corrupção na época em que ele era vereador e vice-governador — também entre 2017 e 2020.

De acordo com as investigações da PF que levaram à operação desta quarta, “a organização criminosa penetrou nos setores públicos assistenciais sociais do estado e realizou fraude a licitações e contratos administrativos, desvio de verbas públicas e pagamentos de propinas aos envolvidos nos esquemas”.

“O grupo obteve vantagens econômicas e políticas indevidas, pois procurou direcionar a execução dos projetos sociais para seus redutos eleitorais, aproveitando-se também da população mais necessitada”, afirmou a PF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jonga Bacelar continua no PL apesar de laços com Lula e Jerônimo
Deputado federal baiano vota com propostas do governo petista e gera mal-estar na ala mais bolsonarista da legenda
Oposição baiana se une em torno de ACM Neto para 2026
Partido Novo oficializa apoio à pré-candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia, enquanto José Carlos Aleluia desiste da disputa para fortalecer a frente oposicionista e aumentar as chances de vitória já no primeiro turno contra o PT nas eleições de 2026
Kiki Bispo rebate Jaques Wagner e defende gestões de ACM Neto e Bruno Reis
Vereador e líder do governo na Câmara de Salvador afirma que eleitorado da capital tem dado respostas claras nas urnas ao trabalho realizado nas últimas administrações
Bruno Reis inclui “noite de whisky” no Palácio de Ondina ao rebater governador por atraso na inauguração de residencial
Prefeito afirma que liberou entrega mesmo sem Habite-Se e acusa equipe estadual de incompetência e de ter ficado bebendo até tarde com dinheiro do povo
Manoel Gomes, o Caneta Azul, filia-se ao Avante e avalia pré-candidatura a deputado estadual por São Paulo
Artista afirma que agora a caneta “também vai trabalhar pelo povo”
PF deflagra operação contra fraude eleitoral em Juazeiro
Investigação aponta compra de votos e uso de recursos públicos para favorecer candidatos nas eleições municipais
Carregando..