Padre Júlio Lancellotti vira alvo de CPI das ONGs na Câmara de São Paulo

Vereador quer ouvir religioso sobre a atuação das organizações da Cracolândia
Por: Brado Jornal 04.jan.2024 às 08h40
Padre Júlio Lancellotti vira alvo de CPI das ONGs na Câmara de São Paulo
Foto: Divulgação

O padre Júlio Lancellotti deve ser um dos principais alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, ainda em processo de instauração na Câmara de São Paulo. O objetivo, segundo o autor da proposta, vereador Rubinho Nunes (União), é investigar a atuação dos grupos que atuam na cracolândia, no centro da capital paulista.

Rubinho acusa as ONGs de promoverem uma "máfia da miséria" que "explora os dependentes químicos do centro da capital". Segundo o parlamentar, essas organizações recebem dinheiro público para distribuir alimentos, kit de higiene e itens para o uso de drogas - prática conhecida como política de redução de danos.

Júlio Lancellotti declarou ao jornal O Estado de S. Paulo que a instalação de CPIs para investigar o uso de recursos públicos pelo terceiro setor é uma ação legítima do Poder Legislativo. Além disso, acrescentou que não faz parte de nenhuma organização conveniada à Prefeitura de São Paulo, mas, sim, da Paróquia São Miguel Arcanjo.

O vereador do União Brasil conta que o pedido de requerimento para a abertura da CPI foi apresentado no fim do ano passado, com 25 assinaturas, mas que hoie a medida iá conta com o apoio de 30 vereadores. O regimento interno da Câmara estabelece o mínimo de 18 assinaturas para a instalação de uma CPI.

Ele ainda esclarece que duas entidades serão prioridade nas investigações conduzidas pela comissão: o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecida como Bompar, e a Craco

Resiste. As duas atuam junto à população de rua e dependentes químicos no centro de São Paulo, assim como o padre Júlio Lancellotti, que já foi conselheiro do Bompar.

"Os dependentes químicos precisam de programas de tratamento de alta qualidade para ajudar a superar o vício", justifica Rubinho, no pedido de abertura da CPI. "Uma CPI pode avaliar a eficácia dos programas oferecidos pelas ONGs."



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues manifesta interesse em aliança com Zé Cocá e Zé Ronaldo para fortalecer governabilidade na Bahia
Governador destaca diálogo baseado em projetos e cooperação institucional, sem trocas financeiras ou favores
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Deputado apresenta projeto de lei para porte de arma a pessoas trans
Iniciativa visa expor hipocrisia da esquerda, segundo parlamentar
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Carnaval de Salvador 2026 registra recordes em inclusão, limpeza e atendimentos
Prefeito Bruno Reis apresenta balanço positivo com destaque para segurança infantil, refeições gratuitas e coleta histórica de resíduos
Carregando..