Sem provas, Lula acusa “pacto” entre Bolsonaro, Ibaneis e polícias

Ex-presidente afirma que apenas leniência de todos facilitou quebra-quebra em Brasília no dia da diplomação do petista
Por: Brado Jornal 05.jan.2024 às 17h55
Sem provas, Lula acusa “pacto” entre Bolsonaro, Ibaneis e polícias

A temporada de acusações graves, sem exibição de provas, está aberta em 2024. Depois de Alexandre de Moraes acusar envolvidos no 8 de janeiro de planejar e ameaçar seu enforcamento, agora é a vez de Lula acusar um “pacto”, sem qualquer tipo de prova, entre o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Exército e a Polícia do Distrito Federal durante os ataques a ônibus em Brasília em 12 de dezembro de 2022.

A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, nesta sexta-feira, 8.

Naquele dia, data da diplomação de Lula, eleitores bolsonaristas ficaram revoltados com o cumprimento do mandado de prisão contra indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador do ex-presidente da República. A ação foi uma determinação do STF. Os apoiadores de Bolsonaro tentaram invadir a sede da PF, na região central de Brasília. Houve quebra-quebra, depredação de lojas, carros e ônibus.

“Tinha havido aquela atuação canalha que envolveu inclusive gente de Brasília, quando tacaram fogo em ônibus no dia em que fui diplomado. Eu estava no hotel assistindo a eles queimando ônibus, carros, e a polícia acompanhando sem fazer nada. Havia na verdade um pacto entre o ex-presidente da República (Jair Bolsonaro), o governador de Brasília (Ibaneis Rocha) e a polícia, tanto a do Exército quanto a do DF (Distrito Federal). Isso havia, inclusive com policiais federais participando. Ou seja, aquilo não poderia acontecer se o Estado não quisesse que acontecesse”, disse o presidente, em entrevista divulgada há pouco pelo jornal.

Diante desse episódio de 12 de dezembro, Lula afirmou que ocorresse algo mais drástico durante a sua posse. “Não tinha visto o que eu vi aqui. Foi uma coisa inusitada, depois de uma eleição… Eu imaginava que eles tentassem fazer alguma coisa na posse. Acho que eles ficaram com medo porque havia muita gente”, declarou Lula.

Pelo jeito, o sistema terá que dar outra desculpa para manter em vigor o inquérito das fake news.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues manifesta interesse em aliança com Zé Cocá e Zé Ronaldo para fortalecer governabilidade na Bahia
Governador destaca diálogo baseado em projetos e cooperação institucional, sem trocas financeiras ou favores
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Atrito entre Daniela Mercury e Bell Marques agita bastidores do Carnaval
Vice-prefeita Ana Paula Matos defende autonomia do Comcar e minimiza impacto do desentendimento
Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula
Partidos e parlamentares alegam propaganda antecipada, abuso de poder, uso irregular de verbas públicas e discriminação religiosa
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
O Fluminense inicia 2026 com ótimo desempenho e John Kennedy em evidência
Tricolor exibe alto rendimento na Série A e avança no Carioca com números expressivos nos primeiros dez jogos
Carregando..