Governo nega pedido do PT de concessão para ter canais de rádio e TV

Ofício foi enviado pelo PT ao Ministério das Comunicações em 6 de junho de 2023 e foi assinado pela presidente da legenda, Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Por: Brado Jornal 05.fev.2024 às 14h38 - Atualizado: 05.fev.2024 às 12h39
Governo nega pedido do PT de concessão para ter canais de rádio e TV
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou um pedido do Partido dos Trabalhadores de concessão para ter canais de rádio e TV. A negativa veio do Ministério das Comunicações e foi divulgada em 26 de janeiro no Diário Oficial da União.

O ofício foi enviado pelo PT ao Ministério das Comunicações em 6 de junho de 2023 e assinado pela presidente da legenda, Gleisi Hoffmann (PT-PR), e pelo secretário da área de comunicação, Jilmar Tatto (PT-SP).

No documento, o partido argumentou que “um canal de comunicação próprio possibilitaria o cumprimento de um dever constitucional, legal e estatutário, oportunizando uma participação política para além do simples ato de votar, adotando-se uma verdadeira pedagogia de participação político-partidária”.

Em um parecer técnico, a pasta argumenta que a legislação não permite que partidos políticos operem a concessão de radiodifusão.

“É possível afirmar que a legislação vigente e aplicável à espécie não prevê a possibilidade de o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, independentemente do caráter empresarial (comercial), educativo ou comunitário, ser executado por pessoa jurídica de direito privado enquadrada como partido político”, diz trecho do documento. 

Segundo a nota técnica assinada pelo coordenador do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização, Tawfic Awwad, não há partidos políticos detentores de outorgas e rádio e TV e uma eventual autorização ao PT o daria “contornos singulares”. 

O Planalto não deve fazer nada para reverter a decisão mesmo com a insatisfação do partido. A avaliação é que o pedido nada tem a ver com a gestão de Lula.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro deve retornar ao Brasil em julho, afirma Valdemar
Segundo Valdemar, o retorno deve coincidir com o fim da licença de quatro meses
Deputado Hilton Coelho é acusado por vereador de liderar tumulto na Câmara de Salvador
Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 22, a Câmara Municipal de Salvador foi palco de uma invasão marcada por agressões, segundo o vereador Daniel Alves (PSDB)
Ciro Nogueira aponta Derrite como opção para governo de SP se Tarcísio buscar Presidência
Em conversa com jornalistas, Nogueira destacou que a escolha do candidato ao governo paulista será uma construção coletiva
Governo Lula planeja aumento do IOF para impulsionar receitas
O IOF incide sobre operações como crédito, câmbio, seguros e investimentos
OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Gilmar Mendes critica interferência externa após ameaça dos EUA a Alexandre de Moraes
A autonomia normativa é um pilar essencial da autodeterminação democrática
Carregando..