Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula

Partidos e parlamentares alegam propaganda antecipada, abuso de poder, uso irregular de verbas públicas e discriminação religiosa
Por: Brado Jornal 17.fev.2026 às 08h19
Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula
Alex Ferro / Riotour
Partidos políticos e deputados e senadores da oposição iniciaram, em menos de um dia após o evento, uma série de pelo menos 12 iniciativas judiciais questionando o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, realizado na noite de domingo (15 de fevereiro de 2026), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

O enredo homenageou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que compareceu pessoalmente ao camarote para acompanhar a apresentação. Entre os elementos criticados estão críticas a adversários políticos, referências a símbolos eleitorais e uma ala que representou grupos conservadores, incluindo evangélicos, de forma considerada ofensiva por oposicionistas.

As medidas judiciais, anunciadas por siglas como Partido Novo e Partido Liberal (PL), além de parlamentares individuais, focam em supostas violações à legislação eleitoral, como propaganda antecipada (com pedidos potenciais de inelegibilidade de Lula caso haja registro de candidatura), abuso de poder político e econômico, emprego indevido de recursos públicos e discriminação religiosa.

Entre as ações destacadas:
O Partido Novo planeja ingressar com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) após eventual registro oficial da candidatura de Lula, visando cassação e inelegibilidade por suposto uso de dinheiro público em promoção pessoal.
O PL anunciou providências por ilícitos eleitorais, incluindo abertura de contas da escola para verificar possíveis patrocínios influenciados pelo governo.
Parlamentares como Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Rogério Marinho (PL-RN), Magno Malta (PL-ES) e outros protocolaram ou prometeram representações no TSE, Ministério Público e outros órgãos, citando promoção eleitoral irregular e escárnio a crenças religiosas.
O governador Romeu Zema (Novo-MG) também sinalizou intenção de questionar judicialmente a representação de evangélicos.

O PT rebateu as acusações, afirmando que o samba-enredo é expressão cultural e artística protegida pela Constituição, sem pedido explícito de voto, participação direta ou financiamento do partido ou do governo.

Anteriormente, tentativas de barrar o desfile via liminares no TSE foram negadas por unanimidade, sob argumento de vedação à censura prévia. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
As obras do VLT provocam alterações no trânsito da Calçada a partir deste domingo
Intervenções de macrodrenagem e implantação da via permanente exigem desvios na Avenida Jequitaia e vias próximas até meados de abril
Amiga de Lulinha envia recado ameaçador cobrando proteção de emissários de Lula
Roberta Luchsinger, investigada em esquema de fraudes no INSS, alertou que não cairá sozinha e exige amparo em meio a quebras de sigilo autorizadas pelo STF
Partido Novo anuncia representação contra Alcolumbre no Conselho de Ética do Senado
Eduardo Girão acusa presidente da Casa de omissão e abuso de poder, citando atrasos em impeachments, sigilos excessivos e impasse na CPI do Banco Master
Carregando..