Toffoli manda investigar atuação da Transparência Internacional no Brasil

Ministro entendeu ser “duvidosa a legalidade da criação de uma fundação privada para gerir recursos derivados de pagamento de multa às autoridades brasileiras”
Por: Brado Jornal 05.fev.2024 às 11h40 - Atualizado: 05.fev.2024 às 11h12
Toffoli manda investigar atuação da Transparência Internacional no Brasil
Rosinei Coutinho/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, mandou investigar a atuação da Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Internacional no Brasil. Ele determinou que o TCU e a CGU participem da investigação.

Em sua decisão, Toffoli entendeu ser “duvidosa a legalidade da criação de uma fundação privada para gerir recursos derivados de pagamento de multa às autoridades brasileiras”.

O ministro quer saber se a ONG recebeu e administrou parte dos valores obtidos com multas em acordos firmados pela Lava Jato. A organização nega ter recebido recursos.

Recentemente, a Transparência Internacional respondeu às críticas de integrantes do Governo Lula (PT) sobre o ranking de corrupção produzido pela ONG.

O levantamento da ONG revelou que o Brasil perdeu 2 pontos no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, caindo 10 posições no ranking global. O país alcançou 36 pontos e passou a ocupar a 104ª posição entre 180 países.

A resposta da Transparência Internacional destaca que as instituições “estão funcionando como sempre funcionaram”, como afirmam integrantes do Governo Lula, mas questionou para quem elas realmente servem.

“A corrupção não é uma disfunção do Estado brasileiro, ela é perfeitamente funcional para os propósitos a que ele serve: concentrar riquezas e direitos”, completou na crítica da ONG.

As recentes críticas ao ranking contrastam com o uso anterior do mesmo estudo pelo PT, o Planalto e a CGU para criticar governos anteriores, como os de Temer (MDB) e Bolsonaro (PL).

O Brasil, com 36 pontos, ficou abaixo da média global, regional para as Américas, do Brics tradicional, dos países do G20 e da OCDE.

A Transparência Internacional destaca que a percepção de corrupção leva em conta diversos fatores, como a liberdade da imprensa e a divulgação de informações sobre malfeitos no país.


Fonte:  Gianlucca Gattai/Gazeta Brasil



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
EUA cortam tarifas agora: café, carne e açaí do Brasil ganham alívio imediato
O Brasil se destaca como o principal exportador de café para os EUA e figura entre os líderes no fornecimento de carne.
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
Operação da PF atinge ex-gestores do INSS nos governos Lula e Bolsonaro em investigação de fraudes bilionárias
Ex-ministro de Bolsonaro e ex-presidente do instituto na gestão Lula são alvos de fase da Operação Sem Desconto, com prejuízos estimados em até R$ 6 bilhões a beneficiários
Carregando..