Toffoli manda investigar atuação da Transparência Internacional no Brasil

Ministro entendeu ser “duvidosa a legalidade da criação de uma fundação privada para gerir recursos derivados de pagamento de multa às autoridades brasileiras”
Por: Brado Jornal 05.fev.2024 às 11h40 - Atualizado: 05.fev.2024 às 11h12
Toffoli manda investigar atuação da Transparência Internacional no Brasil
Rosinei Coutinho/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, mandou investigar a atuação da Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Internacional no Brasil. Ele determinou que o TCU e a CGU participem da investigação.

Em sua decisão, Toffoli entendeu ser “duvidosa a legalidade da criação de uma fundação privada para gerir recursos derivados de pagamento de multa às autoridades brasileiras”.

O ministro quer saber se a ONG recebeu e administrou parte dos valores obtidos com multas em acordos firmados pela Lava Jato. A organização nega ter recebido recursos.

Recentemente, a Transparência Internacional respondeu às críticas de integrantes do Governo Lula (PT) sobre o ranking de corrupção produzido pela ONG.

O levantamento da ONG revelou que o Brasil perdeu 2 pontos no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, caindo 10 posições no ranking global. O país alcançou 36 pontos e passou a ocupar a 104ª posição entre 180 países.

A resposta da Transparência Internacional destaca que as instituições “estão funcionando como sempre funcionaram”, como afirmam integrantes do Governo Lula, mas questionou para quem elas realmente servem.

“A corrupção não é uma disfunção do Estado brasileiro, ela é perfeitamente funcional para os propósitos a que ele serve: concentrar riquezas e direitos”, completou na crítica da ONG.

As recentes críticas ao ranking contrastam com o uso anterior do mesmo estudo pelo PT, o Planalto e a CGU para criticar governos anteriores, como os de Temer (MDB) e Bolsonaro (PL).

O Brasil, com 36 pontos, ficou abaixo da média global, regional para as Américas, do Brics tradicional, dos países do G20 e da OCDE.

A Transparência Internacional destaca que a percepção de corrupção leva em conta diversos fatores, como a liberdade da imprensa e a divulgação de informações sobre malfeitos no país.


Fonte:  Gianlucca Gattai/Gazeta Brasil



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Derrota na Copa do Brasil reduz chances de Neymar seguir no Santos
Após a derrota, Neymar deu uma entrevista ao Prime Vídeo que causou desconforto na diretoria santista
Empresa de espião russo faturou R$ 26 mil em contratos com governo brasileiro
A 3D Rio, vinculada ao agente russo Artem Shmyrev, realizou serviços para o governo federal entre 2020 e 2022, totalizando R$ 26.340 em cinco contratos
Eduardo Bolsonaro deve retornar ao Brasil em julho, afirma Valdemar
Segundo Valdemar, o retorno deve coincidir com o fim da licença de quatro meses
Gilmar Mendes critica interferência externa após ameaça dos EUA a Alexandre de Moraes
A autonomia normativa é um pilar essencial da autodeterminação democrática
Ciro Nogueira aponta Derrite como opção para governo de SP se Tarcísio buscar Presidência
Em conversa com jornalistas, Nogueira destacou que a escolha do candidato ao governo paulista será uma construção coletiva
Deputado Hilton Coelho é acusado por vereador de liderar tumulto na Câmara de Salvador
Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 22, a Câmara Municipal de Salvador foi palco de uma invasão marcada por agressões, segundo o vereador Daniel Alves (PSDB)
Carregando..