Arquidiocese de SP abre nova investigação contra Julio Lancellotti por “suposto novo fato de abuso sexual”

“A norma da Igreja e investigando o caso na área de sua competência, distante de interesses ideológicos e políticos, com serenidade e objetividade”, ressaltou a Arquidiocese de São Paulo
Por: Brado Jornal 06.fev.2024 às 22h46 - Atualizado: 06.fev.2024 às 17h22
Arquidiocese de SP abre nova investigação contra Julio Lancellotti por “suposto novo fato de abuso sexual”
Rovena Rosa/Agência Brasil

A Arquidiocese de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (5) o início de uma nova investigação sobre um suposto caso de abuso sexual envolvendo o Padre Júlio Lancellotti, conhecido por sua atuação como coordenador da Pastoral do Povo de Rua na capital paulista.

De acordo com a Arquidiocese, a decisão de realizar uma nova apuração visa esclarecer as acusações contra o padre, as quais têm sido associadas a uma campanha política difamatória, com a divulgação de vídeos contra o religioso por parte de políticos de direita.

Em nota, a entidade católica afirmou que a notícia do suposto abuso sexual e a recente divulgação de laudos periciais com resultados contraditórios sobre um vídeo com supostas imagens do padre exigem uma nova investigação para buscar a verdade.

“A norma da Igreja e investigando o caso na área de sua competência, distante de interesses ideológicos e políticos, com serenidade e objetividade”, ressaltou a Arquidiocese de São Paulo.

Padre Júlio também é alvo de um pedido de CPI na Câmara Municipal de São Paulo, apresentado pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil). Embora o objeto do pedido seja a atuação de ONGs na Cracolândia, o vereador direcionou a comissão contra o padre, o que gerou revolta entre alguns vereadores que haviam assinado o requerimento, retirando seu apoio à comissão.

O assunto será discutido novamente entre os vereadores durante o colégio de líderes nesta terça-feira (6), na Câmara Municipal.

Em resposta, Padre Júlio Lancelotti divulgou nota na segunda para dizer que recebeu “com serenidade e paz de espírito, a nota da Arquidiocese de São Paulo, publicada na presente data, informando que apura as acusações lançadas nos últimos dias“.

“Esclareço que as imputações surgidas recentemente — assim como aquelas que sobrevieram no passado — são completamente falsas, inverídicas e tenho plena fé que as apurações conduzidas pela Arquidiocese esclarecerão a verdade dos fatos”, prossegue.

Segundo o padre, “as acusações estão imbricadas em uma rede de desinformação, que mascara eventuais interesses de setores do poder político e econômico em ceifar aquilo que é o sentido do meu sacerdócio: a luta pelos desamparados e pelo povo de rua”.

“Sigo, de maneira inabalada, a esperança de um futuro que extirpe o ódio aos pobres das nossas ruas e dos nossos corações”, disse o padre.

A Câmara Municipal de São Paulo decidirá nesta terça-feira (6) sobre a possível instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as atividades do padre Júlio Lancellotti e de entidades que atuam na região da Cracolândia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Barroso descarta aposentadoria antecipada e afirma estar satisfeito
Ministro do STF nega rumores sobre saída precoce da Corte
Correntina enfrenta polêmica com compra milionária de 110 mil pastéis
Contratos com panificadoras geram questionamentos em município baiano
Tarcísio propõe concessões econômicas para amenizar tarifas de Trump contra o Brasil
Governador sugere "vitória" para Trump em meio a tensões comerciais e políticas com os EUA
EUA criticam Moraes e reforçam alerta sobre sanções
Declarações do governo americano destacam restrições e advertem sobre riscos de apoio ao ministro do STF
Assembleia da Bahia investe R$ 9,8 milhões em aluguel de SUVs de luxo para deputados
Contrato com a Epic Serviços garante 63 veículos Toyota SW4 para parlamentares
Sachsida defende Bolsonaro como líder da direita para 2026
Ex-ministro critica governadores e prioriza anistia e candidatura do ex-presidente
Carregando..