Operação da PF investiga produção de áudio falso com voz do prefeito de Manaus

Polícia Federal realiza Operação Código Falso para desmantelar grupo que criou áudio falso com a voz do prefeito de Manaus
Por: Brado Jornal 09.fev.2024 às 13h28 - Atualizado: 09.fev.2024 às 11h28
Operação da PF investiga produção de áudio falso com voz do prefeito de Manaus
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal no Amazonas deflagrou na manhã desta sexta-feira (9) a Operação “Código Falso”. O objetivo é desarticular grupo criminoso que produziu e compartilhou áudio com a voz supostamente do prefeito de Manaus, David Almeida. O material, que é pejorativo contra profissionais da educação, foi transacionado em diversos grupos de WhatsApp.

Durante a operação, a Polícia Federal informou que está cumprindo nove mandados de busca e apreensão. São alvos da operação um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores da mensagem falsa.


Apreensões e depoimentos

Foram apreendidos mídias computacionais e os suspeitos foram intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal, em Manaus, durante a manhã. O prefeito de Manaus ainda não se manifestou sobre a operação.

Segundo David Almeida, as informações são caluniosas e começaram a ser compartilhadas no dia 21 de dezembro nos grupos de WhatsApp. Na ocasião, um áudio de sete segundos, que continha xingamentos com uma voz semelhante à do prefeito contra profissionais da educação da rede pública da capital amazonense, circulava pela internet.


Falsa acusação contra professores

Na época da denúncia, o prefeito afirmou que jamais faria um ataque a professores. “Todo mundo sabe da minha ligação com os professores e agora tivemos um problema com relação ao repasse do abono, em função da queda das receitas do Fundeb. E exatamente aproveitando essa questão, aparece essa fala para me colocar em rota de colisão com os professores a quem eu tenho total respeito”, disse Almeida.


Investigações apontam para montagem

De acordo com as investigações iniciais realizadas pela perícia da Polícia Federal no Amazonas, o áudio é uma montagem, utilizando-se recursos de Inteligência Artificial (IA), com fragmentos de outros tipos de áudios, além de simulações.

O perito criminal federal, Cleiton Lopes, afirmou que as investigações permitirão chegar ao dispositivo de origem do áudio. “Tudo isso que acontece na internet deixa esse mapeamento, deixa esses endereços e a gente consegue fazer esse rastreamento até a origem”, completou.

O superintendente da PF no Amazonas, Umberto Ramos, reforçou que a ação visa coibir esse tipo de iniciativa e alertou que não existe anonimato na internet. “Qualquer tipo de montagem, fake news, utilização de inteligência artificial de maneira indevida com o objetivo eleitoral, será investigado e os seus autores serão identificados e punidos”, ressaltou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação contra expansão do Comando Vermelho chega a São João de Meriti com prisão de vereador em flagrante
Ação policial visa frear domínio territorial da facção na Baixada Fluminense
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
EUA cortam tarifas agora: café, carne e açaí do Brasil ganham alívio imediato
O Brasil se destaca como o principal exportador de café para os EUA e figura entre os líderes no fornecimento de carne.
Operação da PF atinge ex-gestores do INSS nos governos Lula e Bolsonaro em investigação de fraudes bilionárias
Ex-ministro de Bolsonaro e ex-presidente do instituto na gestão Lula são alvos de fase da Operação Sem Desconto, com prejuízos estimados em até R$ 6 bilhões a beneficiários
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
Carregando..