Operação da PF investiga produção de áudio falso com voz do prefeito de Manaus

Polícia Federal realiza Operação Código Falso para desmantelar grupo que criou áudio falso com a voz do prefeito de Manaus
Por: Brado Jornal 09.fev.2024 às 13h28 - Atualizado: 09.fev.2024 às 11h28
Operação da PF investiga produção de áudio falso com voz do prefeito de Manaus
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal no Amazonas deflagrou na manhã desta sexta-feira (9) a Operação “Código Falso”. O objetivo é desarticular grupo criminoso que produziu e compartilhou áudio com a voz supostamente do prefeito de Manaus, David Almeida. O material, que é pejorativo contra profissionais da educação, foi transacionado em diversos grupos de WhatsApp.

Durante a operação, a Polícia Federal informou que está cumprindo nove mandados de busca e apreensão. São alvos da operação um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores da mensagem falsa.


Apreensões e depoimentos

Foram apreendidos mídias computacionais e os suspeitos foram intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal, em Manaus, durante a manhã. O prefeito de Manaus ainda não se manifestou sobre a operação.

Segundo David Almeida, as informações são caluniosas e começaram a ser compartilhadas no dia 21 de dezembro nos grupos de WhatsApp. Na ocasião, um áudio de sete segundos, que continha xingamentos com uma voz semelhante à do prefeito contra profissionais da educação da rede pública da capital amazonense, circulava pela internet.


Falsa acusação contra professores

Na época da denúncia, o prefeito afirmou que jamais faria um ataque a professores. “Todo mundo sabe da minha ligação com os professores e agora tivemos um problema com relação ao repasse do abono, em função da queda das receitas do Fundeb. E exatamente aproveitando essa questão, aparece essa fala para me colocar em rota de colisão com os professores a quem eu tenho total respeito”, disse Almeida.


Investigações apontam para montagem

De acordo com as investigações iniciais realizadas pela perícia da Polícia Federal no Amazonas, o áudio é uma montagem, utilizando-se recursos de Inteligência Artificial (IA), com fragmentos de outros tipos de áudios, além de simulações.

O perito criminal federal, Cleiton Lopes, afirmou que as investigações permitirão chegar ao dispositivo de origem do áudio. “Tudo isso que acontece na internet deixa esse mapeamento, deixa esses endereços e a gente consegue fazer esse rastreamento até a origem”, completou.

O superintendente da PF no Amazonas, Umberto Ramos, reforçou que a ação visa coibir esse tipo de iniciativa e alertou que não existe anonimato na internet. “Qualquer tipo de montagem, fake news, utilização de inteligência artificial de maneira indevida com o objetivo eleitoral, será investigado e os seus autores serão identificados e punidos”, ressaltou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Centrão ocupa espaço no PL baiano e compromete bolsonaristas
Deputados do centrão vão para o partido e prejudicam eleição de candidatos aliados do bolsonarismo
Manoel Gomes, o Caneta Azul, filia-se ao Avante e avalia pré-candidatura a deputado estadual por São Paulo
Artista afirma que agora a caneta “também vai trabalhar pelo povo”
Sandro Régis ironiza declaração de Jaques Wagner
Deputado estadual do União Brasil acusa PT de tentar se apropriar dos avanços de ACM Neto e Bruno Reis em Salvador
Flávio Bolsonaro afirma que Renan Santos não tem condições psiquiátricas para governar
Pré-candidato à Presidência da República critica líder do MBL e menciona protesto com espada e pirulito roxo durante entrevista
Angelo Coronel reforça liderança de Marinho no Republicanos
Senador baiano elogia atual comando do partido na Bahia, mas não descarta futura troca de presidência estadual
BRB comprou mais de R$ 30 bilhões em ativos do Banco Master, aponta investigação
Operação revela que banco estatal do DF adquiriu grande volume de títulos e créditos da instituição de Daniel Vorcaro antes do colapso
Carregando..