Perícia sobre fuga de presos em Mossoró será concluída até sexta-feira diz Secretário de Justiça

Garcia afirmou que a força-tarefa criada para o caso tem como missão “tornar esse fato irrepetível”
Por: Brado Jornal 15.fev.2024 às 17h19 - Atualizado: 15.fev.2024 às 16h36
Perícia sobre fuga de presos em Mossoró será concluída até sexta-feira diz Secretário de Justiça
Tânia Rego/Agência Brasil

A perícia que investiga a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) deve ser finalizada até esta sexta-feira (16), segundo o secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15), Garcia afirmou que a força-tarefa criada para o caso tem como missão “tornar esse fato irrepetível”.

“Adotar todas as medidas necessárias para que o evento como esse se encerre com a recaptura dos dois foragidos é prioridade número um”, disse Garcia. Ele ressaltou que, após a recaptura dos presos, a força-tarefa se concentrará em evitar que novas fugas como essa ocorram no sistema penitenciário federal.

“A partir da solução do problema imediato, partimos concomitantemente com a mesma energia para tornar esse fato irrepetível. Essa é a determinação. Não há a possibilidade que a gente saia daqui com alguma fragilidade ou alguma chance de um evento dessa natureza ocorrer no sistema penitenciário federal”, detalhou o secretário.

Por questões de segurança e estratégia, Garcia não quis confirmar a forma com que os dois homens fugiram do local e se houve facilitação por parte de servidores da própria carceragem. Segundo ele, a dinâmica da fuga será esclarecida “na medida que houver a conclusão da perícia”.

“Todos os policiais estão esperançosos em ter algo mais claro, nos próximos dias, nas próximas horas, e que nos permita um desfecho desse episódio. Tudo o que falar em relação ao que está sendo feito pode atrapalhar nosso trabalho”, completou.

Apesar de não entrar em detalhes, Garcia admitiu que houve falha na segurança da penitenciária. “Não há possibilidade de se ter em uma unidade prisional uma fuga se os procedimentos de segurança forem observados”.

A força-tarefa criada para investigar o caso também está revisando os procedimentos de segurança em todas as unidades de prisões federais. Além disso, um processo administrativo foi instaurado para apurar responsabilidades.

A direção do Sistema Penitenciário Federal suspendeu as visitas sociais e os banhos de sol dos presos nos presídios federais. A medida, que entrou em vigor nesta quinta-feira (15), visa “a necessidade de esclarecimento dos fatos” que resultaram na fuga, além de permitir a realização de procedimentos internos.

Na prática, a unidade de Mossoró passa a funcionar no nível dois de segurança, o que significa que os presos ficam em suas celas por mais tempo e há um maior controle sobre seus movimentos.

O governo justificou a medida citando “a necessidade de esclarecimento dos fatos” que levaram à fuga, além dos procedimentos internos. Na prática, a unidade passará a operar em um nível de segurança mais elevado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça britânica responsabiliza BHP por desastre da barragem em Mariana
Tribunal de Londres condena mineradora anglo-australiana em ação coletiva com 620 mil autores
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
EUA cortam tarifas agora: café, carne e açaí do Brasil ganham alívio imediato
O Brasil se destaca como o principal exportador de café para os EUA e figura entre os líderes no fornecimento de carne.
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
Operação da PF atinge ex-gestores do INSS nos governos Lula e Bolsonaro em investigação de fraudes bilionárias
Ex-ministro de Bolsonaro e ex-presidente do instituto na gestão Lula são alvos de fase da Operação Sem Desconto, com prejuízos estimados em até R$ 6 bilhões a beneficiários
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Carregando..