Moraes vota para condenar mais 15 pelo 8 de Janeiro

Total vai a 71
Por: Brado Jornal 16.fev.2024 às 17h50 - Atualizado: 16.fev.2024 às 16h31
Moraes vota para condenar mais 15 pelo 8 de Janeiro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, votou nesta sexta-feira (16) pela condenação de mais 15 réus acusados de participar do 8 de Janeiro, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes. 

O ministro foi o 1º a votar em plenário virtual. Agora, cabe aos demais ministros depositarem seu voto até 23 de fevereiro. Esse é o 3º bloco de processos sobre o tema deste ano. 

As condenações da Procuradoria Geral da República variam entre os crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

As penas propostas por Moraes aos 15 condenados variam de 12 a 17 anos de prisão. 

O Supremo já condenou 71 pessoas pelos atos extremistas. As penas variam de 3 a 17 anos de prisão e incluem o pagamento de R$30 milhões por danos morais coletivos. 

Os julgamentos de mais de 1.000 pessoas presas em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, acusadas de incitar os crimes, estão suspensos, enquanto a PGR (Procuradoria Geral da República) negocia acordos de não persecução penal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
Operação da PF atinge ex-gestores do INSS nos governos Lula e Bolsonaro em investigação de fraudes bilionárias
Ex-ministro de Bolsonaro e ex-presidente do instituto na gestão Lula são alvos de fase da Operação Sem Desconto, com prejuízos estimados em até R$ 6 bilhões a beneficiários
E-mail de Epstein revela contato telefônico com Lula em 2018 e elogio a Bolsonaro
Empresário americano condenado por crimes sexuais mencionou ligação intermediada por Noam Chomsky enquanto petista estava preso
EUA cortam tarifas agora: café, carne e açaí do Brasil ganham alívio imediato
O Brasil se destaca como o principal exportador de café para os EUA e figura entre os líderes no fornecimento de carne.
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Carregando..