Lula defende a paz, diz Alckmin após comparação de Israel com Hitler

Segundo ele, presidente já “deixou claro” que o Hamas executou “ato terrorista”; falas sobre Tel Aviv provocam crise diplomática
Por: Brado Jornal 19.fev.2024 às 15h27
Lula defende a paz, diz Alckmin após comparação de Israel com Hitler
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro da Indústria Geraldo Alckmin (PSB) disse nesta 2ª feira (19.fev.2024) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende uma solução pacífica para o conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas na Faixa de Gaza. A fala busca minimizar a declaração feita pelo petista no domingo (18.fev), quando comparou as ações de Tel Aviv ao assassinato de judeus por Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial.

“Em relação a esse tema, o presidente Lula deixou claras duas coisas: a 1ª é que o ato do Hamas foi um ato terrorista. E a 2ª é que ele defende a paz. Que haja um cessar-fogo no sentido da busca pela paz. Esse é o seu entendimento”, declarou Alckmin a jornalistas depois de reunião de conselhos superiores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

A comparação feita por Lula provocou uma série de insatisfações de autoridades israelenses. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou as declarações do petista como “vergonhosas” e convidou o embaixador brasileiro no país, Frederico Meyer, para uma “dura conversa de repreensão”. 

Ao lado de Meyer, o ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarou nesta 2ª feira (19.fev) que Lula será “persona non grata” no país até que se retrate pelas falas.

“Não perdoaremos e não esqueceremos –em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao presidente Lula que ele é uma personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, declarou o chanceler após reunião com o embaixador brasileiro no Museu do Holocausto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro deve retornar ao Brasil em julho, afirma Valdemar
Segundo Valdemar, o retorno deve coincidir com o fim da licença de quatro meses
Deputado Hilton Coelho é acusado por vereador de liderar tumulto na Câmara de Salvador
Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 22, a Câmara Municipal de Salvador foi palco de uma invasão marcada por agressões, segundo o vereador Daniel Alves (PSDB)
OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Governo Lula planeja aumento do IOF para impulsionar receitas
O IOF incide sobre operações como crédito, câmbio, seguros e investimentos
Tumulto na Câmara de Salvador: vereador Sidninho é mordido por sindicalista
Durante uma sessão na Câmara Municipal de Salvador, na quinta-feira, 22 de maio, um grupo de sindicalistas invadiu o plenário
Corpo é descoberto próximo à residência do governador em Salvador
Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, um corpo foi encontrado em uma região de acesso dificultado na Rua do Corte Grande
Carregando..