Lula se referiu ao “governo genocida”, não ao povo judeu, diz Janja

Primeira-dama diz que se Lula tivesse vivenciado o período da 2ª Guerra, teria defendido o direito à vida dos judeus “da mesma forma”
Por: Brado Jornal 19.fev.2024 às 19h36
Lula se referiu ao “governo genocida”, não ao povo judeu, diz Janja
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, defendeu nesta segunda-feira (19) a comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da ação militar de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler (1889-1945) durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Disse que o chefe do Executivo se referiu ao governo de Benjamin Netanyahu e não ao povo judeu. Também afirmou que a mídia “esconde o genocídio” na Faixa de Gaza.

“Orgulho do meu marido que, desde o início desse conflito na Faixa de Gaza, tem defendido a paz e principalmente o direito à vida de mulheres e crianças, que são maioria das vítimas. Tenho certeza que se o presidente Lula tivesse vivenciado o período da Segunda Guerra, ele teria da mesma forma defendido o direito à vida dos judeus. A fala se referiu ao governo genocida e não ao povo judeu. Sejamos honestos nas análises”, disse em seu perfil no X (ex-Twitter).

A publicação da primeira-dama é parte da resposta do governo às críticas feitas a Lula por sua declaração contrária a reação de Israel em Gaza. Coube a Janja fazer uma espécie de explicação sobre o que o presidente quis dizer.

Pela manhã, Lula se reuniu no Palácio da Alvorada com os ministros do Planalto e discutiu a tensão diplomática com Israel. Depois do encontro, a orientação era dizer que só o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comentaria o tema no governo. Ele deve falar com jornalistas ainda nesta 2ª (19.fev).

Para a ala política da Esplanada, o presidente passou do ponto ao comparar os ataques a Gaza à Alemanha nazista, mas Israel teria exagerado ao declarar Lula “persona non grata”. Um pedido de desculpas do petista, com o cenário atual, seria improvável.

As declarações do presidente Lula que compararam a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista foram dadas no domingo (18.fev.2024), durante uma conversa com jornalistas na Etiópia.

Em sua publicação, Janja criticou a falta de exposição das consequências dos ataques na Faixa de Gaza por parte de Israel. “Perguntei certa vez a uma jornalista por que a imprensa não divulga as imagens do massacre em Gaza, ao que ela me respondeu: ‘porque são muito fortes as imagens das crianças mortas’. Se isso não é esconder o genocídio, eu não sei o que é. É preciso que o mundo se indigne com o assassinato de cada uma dessas crianças e que se una, urgentemente, na construção da paz”, afirmou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula convida Trump para conhecer o “Brasil verdadeiro” no Alvorada
Presidente critica tarifas dos EUA e planta uva vitória em residência oficial
Zema critica postura de Eduardo Bolsonaro nos EUA e defende prioridade ao Brasil
Governador de Minas Gerais questiona articulações do deputado com governo Trump e reforça união da direita para 2026
“Não recuaremos um milímetro”: Alexandre de Moraes desafia sanções dos EUA
“Não há chance de recuarmos um milímetro sequer”, declarou com firmeza.
Empresário da Ultrafarma é solto após prisão por suspeita de fraudes fiscais
Investigação aponta esquema de sonegação de ICMS envolvendo Sidney Oliveira
Putin conversa com Lula sobre reunião com Trump para discutir paz na Ucrânia
Putin mencionou a Lula os principais pontos discutidos com Trump e elogiou a atuação do Brasil no Grupo de Amigos da Paz
Bolívia rompe hegemonia da esquerda e define segundo turno com candidatos da oposição
Surpresa eleitoral marca nova fase política no país
Carregando..